Rio de Janeiro, 22 de Abril de 2026

Botafogo vence a Chape na abertura da quinta fase da Copa do Brasil

Botafogo supera Chapecoense por 1 a 0 na Copa do Brasil. Alex Telles marca o gol da vitória e garante vantagem para o jogo de volta.

Quarta, 22 de Abril de 2026 às 10:49, por: CdB

O time carioca, comandado pelo técnico português Franclim Carvalho, é um dos 20 clubes da Série A do Brasileirão que entram na disputa apenas nesta quinta fase.

Por Redação, com ABr – do Rio de Janeiro

O Botafogo saiu na frente na busca pela classificação às oitavas de final da Copa do Brasil, ao superar a Chapecoense por 1 a 0, com gol salvador do lateral esquerdo Alex Telles, que deixou o banco no íníco do segundo tempo para balançar a rede no fim do jogo, aos 45 minutos. Com o triunfo na terça-feira no Estádio Nilton Santos, o Alvinegro carioca dependerá apenas de um empate no jogo da volta na Arena Condá para avançar às oitavas de final. A partida em Santa Catarina está programada para 14 de maio, às 18h (horário de Brasília).

Botafogo vence a Chape na abertura da quinta fase da Copa do Brasil | Alex Telles marcou o gol da vitória aos 45 minutos da etapa final
Alex Telles marcou o gol da vitória aos 45 minutos da etapa final

O time carioca, comandado pelo técnico português Franclim Carvalho, é um dos 20 clubes da Série A do Brasileirão que entram na disputa apenas nesta quinta fase, a primeira com partidas de ida e volta. Eles se juntam a outras 12 equipes  que se classificaram anteriormente. As fase anteriores foram disputadas em jogo único, mas daqui em diante a competição ocorrerá em confreontos de ida e volta, com exceção da final. Pela primeira vez na história do torneio, o título será decidido em partida única, prevista para 6 de dezembro.

Dos 126 times que iniciaram a Copa do Brasil em fevereiro, 12 chegaram à quinta fase: Athletic Cluv-MG, Atlético-GO, Barra-SC, Ceará, Confiança, CRB, Fortaleza, Goiás, Jacuipense, Juventude, Operário-PR e Paysandu.

A edição deste ano é a maior da história, com 34 clubes a mais do que o registrado em 2025. O torneio distribuirá duas vagas para a Copa Libertadores (campeão e vice).

Quinta fase

Terça (21)

19h15 – São Paulo x Juventude –  Estádio do Morumbi

19h30 – Grêmio x Confiança – Arena Grêmio

21h30 – Paysandu x Vasco – Manguerão

21h 30 – Barra-SC x Corinthians – Ressacada

Quarta (22)

19h – Goiás x Cruzeiro – Serra Dourada

19h – Bahia x Remo – Arena Fonte Nova

19h30 – Santos x Coritiba – Vila Belmiro

20h30 – Fortaleza x CRB – Castelão

20h30 – Athletic Club-MG x Internacional – Orlando Scarpelli

21h30 – Flamengo x Vitória – Maracanã

21h30 – Bragantino x Mirassol – Cícero Souza Marques

Quinta (23)

19h – Atlético-MG x Ceará – Arena MRV

19h30 – Palmeiras x Jacuipense – Allianz Parque

21h30- Athletico-PR x Atlético-GO – Arena da Baixada

21h30 – Operário-PR x Fluminense – Germano Krügger

Futebol feminino

Em partida transmitida ao vivo pela TV Brasil, o Palmeiras derrotou o Fluminense por 2 a 1, na terça-feira no Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro, em partida válida pela 7ª rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino.

Com o triunfo fora de casa, as Palestrinas fecham a rodada na vice-liderança, com os mesmos 16 pontos do líder Corinthians.

O Fluminense abriu o placar aos 11 minutos do primeiro tempo com a zagueira Bruna Cotrim após cobrança de escanteio de Sochor. Mas a vantagem da equipe das Laranjeiras durou apenas até os 25 minutos, quando a centroavante Bia Zaneratto cobrou pênalti com perfeição para igualar.

Na etapa final o Fluminense tentou se segurar na defesa, saindo apenas em contra-ataques. Já o Palmeiras forçou muito em busca da virada, e acabou premiado com a atacante Tainá Maranhão já aos 50 minutos.

Outros resultados:

Bragantino 3 x 1 Mixto-MT

Cruzeiro 1 x 2 Internacional

Edições digital e impressa