Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Biodiesel nacional é tão refinado que dá ‘até para beber’, diz Lula

Durante visita a Moçambique, Lula elogia biodiesel da Petrobras e propõe investimentos em biocombustíveis na África, destacando parcerias e exploração de gás natural.

Segunda, 24 de Novembro de 2025 às 20:43, por: CdB

O presidente brasileiro lembrou de ter sugerido produzir biocombustíveis, com investimento brasileiro, na África, no seu primeiro mandato.

Por Redação, com ABr – de Maputo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que biodiesel refinado produzido pela Petrobras “dá até para beber”, durante discurso em Moçambique, nesta segunda-feira, durante a visita oficial em que se reuniu como presidente do país africano, Daniel Chapo.

Biodiesel nacional é tão refinado que dá ‘até para beber’, diz Lula | A produção de biodiesel tende a ser ampliada, nos próximos meses
A produção de biodiesel tende a ser ampliada, nos próximos meses

— Há muito tempo a gente está tentando introduzir o biodiesel no mundo, e os fabricantes de motor sempre recusam, inventando um monte de coisa. Não existe mais isso. Com um agravante: a Petrobras está agora refinando o biodiesel já misturado 100% com o diesel. Sai um biodiesel melhor do que o qualquer outro, dá até para beber, Haddad (Fernando Haddad, ministro da Economia). Os carros bebem, e bebem muito — brincou Lula.

 

África

O presidente brasileiro lembrou de ter sugerido produzir biocombustíveis, com investimento brasileiro, na África, no seu primeiro mandato.

— Quantas vezes eu tentei convencer os empresários brasileiros, quando nós decidimos, em 2003, fazer o biodiesel, quantas vezes eu conversei com empresários, ‘vamos tentar fazer na África’, mas é difícil. É difícil, porque me parece que as pessoas têm medo de arriscar — acrescentou.

 

Relações

Além disso, Lula sugeriu que a Petrobras explorasse gás natural emMoçambique.

— O Brasil precisa muito de gás. E Moçambique tem muito gás. Nada impede que a dona Petrobras mande sua engenharia de perfuração vir aqui se reunir com a empresa de vocês para saber aonde e quando a gente vai poder assinar uma cordo e aonde e quando a gente vai começar a tirar gás — acrescentou Lula.

No último dia 15, Brasil e Moçambique comemoraram 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas.

Edições digital e impressa