As vítimas são profissionais do setor de construção. A avalanche atingiu um canteiro de obras no distrito de Chamoli, cobrindo os trabalhadores sob neve e escombros.
Por Redação, com CartaCapital – de Nova Délhi
Mais de 40 trabalhadores do setor de construção estão desaparecidos devido a uma avalanche no Himalaia, no Estado indiano de Uttarakhand, anunciaram as autoridades nesta sexta-feira.

As equipes de emergência passaram horas em missões de resgate na neve, informou Ridhim Agarwal, da unidade de emergência do estado localizado no norte do país.
Agarwal explicou que 15 trabalhadores foram resgatados e 42 continuam desaparecidos.
A avalanche atingiu um canteiro de obras no distrito de Chamoli, cobrindo os trabalhadores sob neve e escombros.
Assim que as condições meteorológicas melhorarem, equipes de resgate em montanhas serão enviadas ao local de helicóptero, acrescentou Agarwal.
Deepam Seth, chefe da polícia do Estado, disse que o tempo ruim estava dificultando as operações de resgate.
“Nevou com fortes ventos (…) As estradas estão completamente bloqueadas. Mobilizamos máquinas para retirar a neve e desbloquear o caminho”, declarou à televisão NDTV.
O ministro-chefe de Uttarakhand, Pushkar Sing Dhami, afirmou estar “triste” com o incidente e afirmou seguir de perto as operações de resgate.
As avalanches e os deslizamentos de terra são comuns nas regiões elevadas do Himalaia, especialmente no inverno.
Mudança climática
Os cientistas demonstraram que a mudança climática, provocada pelo uso de combustíveis fósseis por parte dos humanos, está fazendo com que os fenômenos meteorológicos sejam mais intensos, agravados por oceanos mais quentes.
O ritmo acelerado do desenvolvimento nas frágeis regiões do Himalaia também aumenta as preocupações sobre as consequências do desmatamento e da construção civil.
Em 2021, quase 100 pessoas morreram em Uttarakhand depois de um enorme fragmento de geleira cair em um rio, desencadeando inundações repentinas.
Em 2013, as inundações da temporada de monções e os deslizamentos de terra causaram a morte de 6 mil pessoas e levaram a pedidos para revisar os projetos de desenvolvimento no Estado.