Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Ataque com mísseis contra prédio residencial deixa mortos em Lviv

Embora Lviv esteja no Oeste da Ucrânia, relativamente longe das linhas de frente no Sul e Leste do país, a cidade foi também alvo de ataques desde a invasão russa, que começou em 24 de fevereiro de 2022.

Quinta, 06 de Julho de 2023 às 13:13, por: CdB

Embora Lviv esteja no Oeste da Ucrânia, relativamente longe das linhas de frente no Sul e Leste do país, a cidade foi também alvo de ataques desde a invasão russa, que começou em 24 de fevereiro de 2022.


Por Redação, com RTP - de Kiev


Um ataque com mísseis russos contra um edifício residencial em Lviv, no Oeste da Ucrânia, matou ao menos quatro pessoas e deixou 32 feridas durante a madrugada. O presidente ucraniano prometeu uma resposta ao que é considerado o maior ataque à infraestrutura civil da cidade desde o início da invasão.




ataquelviv.jpeg
Nas redes sociais, presidente ucraniano prometeu retaliação

O ministro ucraniano do Interior, Igor Klymenko, anunciou nesta quinta-feira que um ataque russo com mísseis, durante a madrugada, contra um edifício residencial em Lviv matou ao menos quatro civis e fez 32 feridos, incluindo uma criança.


– Este é o maior ataque à infraestrutura civil em Lviv desde o início da invasão em grande escala da Ucrânia – escreveu o prefeito de Lviv, Andriï Sadovyi, no Telegram.


Ele disse que pelo menos sete pessoas foram resgatadas do bloco de apartamentos, admitindo que pode haver outras sob os escombros.


– A destruição é enorme, mais de 50 apartamentos foram devastados. Um edifício com escritórios foi danificado, assim como o prédio de uma escola e o dormitório da Universidade Politécnica de Lviv – relatou Sadovyi.


O chefe da administração regional, Maksym Kozytsky, descreveu o incidente como "ataque direto contra um prédio residencial" feito pelas forças russas.



Zelensky promete resposta


Nas redes sociais, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensly, reagiu ao ataque, prometendo retaliar.


– Definitivamente haverá uma resposta ao inimigo. Uma (resposta) tangível – escreveu Zelensky em mensagem publicada no Twitter, acompanhada por um vídeo onde se vê o grau de destruição em Lviv.


A Força Aérea da Ucrânia informou que a Rússia atacou Lviv com mísseis Kalibr, lançados do Mar Negro.


Em publicação no Telegram, a Força Aérea adiantou que “sete em cada dez mísseis” foram interceptados, acrescentando que um deles “mudou de curso” para o oeste e atingiu Lviv.


Andriy Yermak, chefe do gabinete de Zelensky, condenou o ataque e pediu mais sistemas de defesa aérea aos aliados. Yermak exortou ainda os parceiros ocidentais a aceitarem a Ucrânia como membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).


A aliança militar promove cúpula na próxima semana na Lituânia. O presidente ucraniano acredita que a adesão da Ucrânia à Otan ocorrerá em breve e afirma que "tudo depende dos países-membros".


Embora Lviv esteja no Oeste da Ucrânia, relativamente longe das linhas de frente no Sul e Leste do país, a cidade foi também alvo de ataques desde a invasão russa, que começou em 24 de fevereiro de 2022.


Na noite de 19 para 20 de junho, a "infraestrutura crítica" em Lviv foi atingida por drones, informou o governador local, e cinco pessoas foram mortas em março, num tiroteio em área residencial de Velyka Vilchanytsia, na mesma região.


A área de Lviv era habitada por cerca de 700 mil pessoas antes da invasão da Rússia. A população aumentou desde fevereiro do ano passado, porque muitas pessoas fugiram para a cidade devido aos combates e ataques aéreos em partes do país.



Edições digital e impressa