Quase 12 mil pessoas se feriram em sinistros deste tipo no último ano, número 44% maior do que em 2022. Conduzir sob efeito de álcool é uma das principais causas.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
O número de acidentes envolvendo vítimas com patinetes elétricos na Alemanha chegou a 11.944 mil em 2024, um aumento de 26,7% em relação ao ano anterior e de 44% em comparação com 2023, segundo informações do Departamento Federal de Estatísticas (Destatis).

Destes, 1,5 mil pessoas ficaram gravemente feridas e 11,4 mil sofreram ferimentos leves. O número de mortos também cresceu: foram 27 vítimas fatais em 2024, ante 22 no ano anterior e 11 em 2022.
No país, as chamadas e-scooters são cada vez mais comuns e podem ser alugadas facilmente via aplicativo para circular nas principais cidades. O número de pessoas que possuem um patinete próprio cresceu 37% em 2024.
A crescente popularidade do meio de transporte vem gerando atritos no trânsito e também acidentes devido à falta de experiência ao conduzir um patinete elétrico ou desatenção às normas.
Jovens de até 25 anos são quase metade das vítimas
No último ano, quase um terço dos acidentes e metade das mortes ocorreram sem envolvimento de outro veículo ou pedestres, ou seja, o piloto se acidentou sozinho.
Nos sinistros com mais de um veículo envolvido, os condutores dos patinetes foram considerados culpados em quase metade das vezes – número que cresce nas colisões com bicicletas (73%) e com pedestres (88%). Jovens de até 25 anos são quase metade das vítimas.
Apesar de ser proibido conduzir um patinete elétrico com mais de uma pessoa, 4,7% dos envolvidos em acidentes eram passageiros.
Os sinistros têm múltiplas causas, sendo a principal delas o uso inadequado da via ou a condução em calçadas, o que é irregular.
O consumo de álcool também continua sendo um problema grave.
Em 2024, a polícia constatou que 12,4% dos condutores de patinetes elétricos envolvidos em acidentes estavam sob efeito de álcool.
Em comparação, a taxa era de 7,8% entre ciclistas. A tolerância ao álcool para pilotar um patinete é zero para menores de 21 anos e recém-habilitados.
Consumo de álcool é principal causa de acidentes graves
Um estudo da Universidade Técnica de Munique, publicado em maio deste ano, indica que 62% das vítimas graves com patinetes elétricos tinham álcool no sangue no momento do acidente. 78% eram homens, e mais da metade dos sinistros ocorreram durante a noite.
– Um bom ponto de partida seria uma educação direcionada sobre os riscos de lesões graves na cabeça, especialmente para grupos de alto risco – defendeu o coautor do estudo, Michael Zyskowski, em nota publicada pela universidade.
E-scooters são autorizadas na Alemanha desde 2019. Para conduzir, é necessário possuir seguro e ter mais de 14 anos. Carteira de motorista ou uso de capacete não são obrigatórios.
Para Zyskowski, o regulamento poderia ser mais restritivo. “Para melhorar a segurança rodoviária, seria razoável limitar a disponibilidade de patinetes [para aluguel] à noite e em áreas de alto risco, além de reduzir a velocidade máxima em determinados horários”, afirma o pesquisador.
Segundo ele, o foco deve ser dificultar o uso desses veículos sob efeito de álcool, como por meio de testes de reação ao alugar o patinete pelo celular.
– Também devemos explorar a possibilidade de leis obrigatórias sobre o uso de capacete, como as recentemente introduzidas na Itália – disse ele.
Apesar do aumento acentuado, os patinetes elétricos ainda representavam uma parcela relativamente pequena dos acidentes rodoviários totais. Dos 290.701 acidentes de trânsito com vítimas em 2024, apenas 4,1% envolveram uma scooter elétrica.