A maioria dos expositores da A Rua É Nossa é de mulheres negras, mães solos e arrimos de família, e o espaço de participação na feira de moda da CasaBloco é gratuito. Esta ação oferece protagonismo a pessoas criativas e que buscam visibilidade para a comercialização de seus produtos, especialmente depois da pandemia.
Por Redação – do Rio de JaneiroMulheres afro-empreendedoras são as estrelas na feira de moda A Rua é Nossa!, produzida pelo Instituto Black Bom e que pela terceira vez participa do festival. Entre variados produtos, as expositoras levarão "bodies", tiaras, arcos, brincos e ombreiras. A iniciativa acontece durante todos os seis dias do projeto (16, 17, 21, 22, 23 e 24 de abril), na Casa França-Brasil, Centro do Rio de Janeiro.
A maioria dos expositores da A Rua É Nossa é de mulheres negras, mães solos e arrimos de família, e o espaço de participação na feira de moda da CasaBloco é gratuito. Esta ação oferece protagonismo a pessoas criativas e que buscam visibilidade para a comercialização de seus produtos, especialmente depois da pandemia.
Uma pesquisa de 2021 sobre o Empreendedorismo Negro no Brasil, realizada em parceria pela aceleradora PretaHub, Feira Preta, Plano CDE e JP Morgan, mostra que empreendedoras e empreendedores negros movimentaram R$ 1,7 trilhão por ano no Brasil e mais da metade – cerca de 51% dos brasileiros que empreendem são pretos ou pardos, sendo que 52% são mulheres.
– A participação na CasaBloco é a oportunidade perfeita para que esses e essas empreendedoras ganhem visibilidade. Ainda mais nesse momento de retomada, a partir da redução dos casos da covid-19, quando muitos participam novamente de um evento – destaca Sami Brasil, diretora executiva do Instituto Black Bom, curadora e produtora da feira na CasaBloco.
Entre as marcas presentes estarão: Alleh Celestiano, Ana Flor Acessórios, Atelier Bonifácio, Atelier Du Ori, ATelma Acessórios, Ateliê Ms.Vee, Colab Gioia + Fernanda Acessórios, Dom Baruc, Duo, Experimental, Figurino Carioca, Flor de Laranjeiras, Fundanga Vestuário, Katuchita Etnias, Kryolo Carioca, Liana D'Áfrika, Santuário Relicário, SereiAna, Serena Acessórios, Soul Bamba, Tampa de Coco Chapelaria, Tema Acessórios, Varal da Vall.Confira a programação da CasaBloco
A terceira edição da CasaBloco acontece nos dias 16, 17, 21, 22, 23 e 24 de abril. Além da A Rua é Nossa!, a programação inclui encontros inéditos de artistas e apresentações de blocos carnavalescos. O evento terá ainda a participação dos Clóvis, ou Bate-Bolas, em uma iniciativa inédita na inclusão dessa tradicional manifestação cultural do Rio.
A abertura acontece no dia 16, com a tradicional lavagem da casa pelo grupo Filhos de Gandhi/RJ, pedindo boas energias e abrindo os caminhos para artistas e frequentadores. As atividades noturnas, após as 18h, são fechadas, com entrada mediante apresentação de ingresso. O folião que levar 1kg de alimento não perecível no dia do evento terá direito à meia-entrada solidária, comprada antecipadamente pelo site. Os alimentos serão doados para o MUCA RJ, Movimento Unido dos Camelôs, trabalhadores ligados diretamente à cadeia produtiva do carnaval.
A edição 2022 da CasaBloco tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, via Secretaria Municipal de Cultura; com patrocínio da Ambev, através da marca Brahma, e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura; além do apoio da Casa França-Brasil e o apoio institucional do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro.
Serviço
Datas: 16, 17, 21, 22, 23 e 24 de abril
Local: Casa França-Brasil (Rua Visconde de Itaboraí, 78 - Centro)
Shows e Feira: quinta, sexta e sábados de 18h às 4h e domingos de 16h às 00h
Oficinas: quinta (21) e sexta (22) de 9h30 até 16h30, e no sábado (23) de 13h30 às 14h30
Ingressos: http://casabloco.com/ingressos/
Inscrições: https://casabloco.com/oficinas/
Valores: 1° lote (Inteira – R$ 100 e meia R$ 50) e 2º lote (Inteira – R$ 120 e meia – R$ 60)