Maranhão, Ceará, Paraíba, Piauí, Amazonas e Acre devem registrar chuvas acima do normal nesta primeiro semana de abril. O Rio Grande do Sul também pode ter chuvas parecidas, com a adição de granizo. Nesse caso, o alerta emitido também é amarelo.
Por Redação, com CartaCapital - de Brasília
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo por chuvas em seis Estados no Brasil nesta primeira semana de abril.
Os alertas laranjas do instituto, divulgados nesta segunda-feira, são para os Estados do Maranhão, Ceará, Paraíba e Piauí. O perigo também foi apontado para uma pequena parte do extremo oeste do Amazonas e do Acre. O alerta laranja significa ventos intensos (de 60 km/h a 100 km/h) e chuvas acima do normal. Há risco de corte de energia, queda de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Há, ainda segundo o Inmet, alertas amarelos (perigo potencial) para diversas regiões brasileiras. Devem ser afetados, nesse caso, todo o Centro-Oeste, norte de Minas Gerais, a maior parte do Espírito Santo, o Tocantins, o Pará, boa parte do Amazonas, Rondônia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e o sul da Paraíba. Nesse caso, são esperadas chuvas até 50 mm por dia e ventos fortes, mas limitados a 60 km/h. Não há, pelo alerta amarelo, riscos elevados de cortes de energia, alagamentos ou perigo de descarga elétrica.
O Rio Grande do Sul também pode ter chuvas parecidas, com a adição de granizo. Nesse caso, o alerta emitido também é amarelo.
Temperatura para Abril
Segundo o Inmet, a previsão de temperaturas para o mês está “acima da média em praticamente todo o país”. As regiões com maior índice de calor devem ser o oeste das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Centro-Oeste também terá temperaturas elevadas, aponta o instituto. “Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas podem ultrapassar 26ºC. Na Região Sudeste, devem variar entre 22ºC e 26ºC, e na Região Sul, entre 18ºC e 24ºC”. As exceções, que ficarão abaixo dos 20ºC, são áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste.