Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Abertura do Festival de Cinema Italiano traz produção sobre imigração

O Festival de Cinema Italiano inicia com 'Napoli, New York', um filme emocionante sobre a imigração pós-guerra, dirigido por Gabriele Salvatores.

Terça, 21 de Outubro de 2025 às 14:56, por: CdB

Inspirado em uma história original de Federico Fellini e Tullio Pinelli, o filme narra a jornada de duas crianças que, impulsionadas pela esperança, embarcam clandestinamente rumo aos Estados Unidos no período do pós-guerra.

Por Redação, com ANSA – de São Paulo

O longa Napoli, New York, dirigido pelo renomado cineasta italiano Gabriele Salvatores, foi o escolhido para a cerimônia de abertura do Festival de Cinema Italiano, que acontece no próximo dia 28 de outubro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Abertura do Festival de Cinema Italiano traz produção sobre imigração | Cena do filme ‘Napoli-New York ‘
Cena do filme ‘Napoli-New York ‘

Inspirado em uma história original de Federico Fellini e Tullio Pinelli, o filme narra a jornada de duas crianças que, impulsionadas pela esperança, embarcam clandestinamente rumo aos Estados Unidos no período do pós-guerra.

Com sensibilidade e intensidade emocional, o longa-metragem presta homenagem às esperanças e dores da imigração italiana, unindo o realismo histórico à poesia visual que marca a obra de Salvatores.

Em meio às ruínas de uma Nápoles assolada pela miséria, os pequenos Carmine e Celestina lutam para sobreviver, sempre unidos e solidários. Em uma noite decisiva, embarcam clandestinamente em um navio com destino a Nova York, alimentando o sonho de reencontrar a irmã de Celestina, que havia emigrado anos antes.

Junto a tantos outros italianos em busca de uma vida digna, os dois chegam a uma metrópole desconhecida, onde vão enfrentar inúmeros desafios e fazer descobertas marcantes, antes de aprenderem a chamar o novo lugar de lar.

A exibição marca o início oficial da 20ª edição do Festival de Cinema Italiano, que celebra duas décadas de exibição e promoção da cinematografia do Belpaese no Brasil e prestará homenagem aos grandes mestres do cinema italiano – tanto os ícones do passado quanto os realizadores contemporâneos que mantêm viva a tradição artística do país.

Brasil e Itália

A abertura contará ainda com o ator ítalo-brasileiro Reynaldo Gianecchini como mestre de cerimônia e reunirá grandes nomes do Brasil e da Itália, incluindo autoridades italianas e empresários do setor.

O Festival é uma iniciativa da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam), realizada em parceria com a Embaixada da Itália e o Ministério da Cultura, e acontecerá até 29 de novembro, com um cardápio com 24 filmes, sendo 12 inéditos e 12 obras clássicas.

Edições digital e impressa