Rio de Janeiro, 10 de Abril de 2025

Movimentos sociais vão às ruas em pesquisa sobre o que quer o brasileiro

Participe do Ato Nacional de Lançamento do Plebiscito Popular 2025 e ajude a definir o futuro do Brasil. Conheça as questões que impactam sua vida.

Sexta, 04 de Abril de 2025 às 20:58, por: CdB

O Ato Nacional de Lançamento do Plebiscito Popular 2025 acontece a partir das 18h30, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, 95 (Centro).

Por Redação – de São Paulo

Mais de 100 instituições dos movimentos sociais reunidas nas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo planejam uma consulta pública sobre três questões centrais para a população, que será lançada na próxima quinta-feira em atividade com líderes populares, na capital paulista. O Ato Nacional de Lançamento do Plebiscito Popular 2025 acontece a partir das 18h30, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, 95 (Centro).

Movimentos sociais vão às ruas em pesquisa sobre o que quer o brasileiro | Pesquisa vai ouvir os brasileiros sobre o que querem da vida
Pesquisa vai ouvir os brasileiros sobre o que querem da vida

“Duas cicatrizes marcam a sociedade brasileira e representam um atraso que mantém o país preso a um passado de exploração e injustiça social. Uma marca é a superexploração da classe trabalhadora, com a manutenção de uma alta jornada de trabalho; a segunda é a injustiça na cobrança de impostos”, apontam os organizadores.

Por isso, o povo será chamado a responder três perguntas, que dizem respeito diretamente às suas vidas, mas sobre as quais nem sempre tem conhecimento ou condições de opinar. A consulta será feita por meio de listas e urnas por várias cidades do país, ao longo de setembro.

 

Continue lendo

Perguntas:

• Você é favorável à redução da jornada de trabalho sem redução salarial?

• Você é favorável ao fim da escala 6×1 para as categorias de trabalhadores que não querem esse regime de trabalho?

• Você é a favor de que quem ganhe mais de R$ 50.000 pague imposto para que quem receba de salário até R$ 5.000 não pague imposto de renda?

No que diz respeito ao fim da escala 6×1, é a “expressão mais visível da exploração do trabalho, ao impor a diversas categorias um regime com um dia de folga semanal, sem qualquer salvaguarda de convenções e acordos coletivos”.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo