Distribuição de 2,5 mil exemplares marca o início das atividades da Bienal 2025 e celebra o título do Rio como Capital Mundial do Livro.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Na manhã desta terça-feira, a rotina apressada dos passageiros do metrô do Rio de Janeiro foi interrompida por uma surpresa literária. Em uma ação simbólica que uniu cultura e mobilidade urbana, 2,5 mil livros foram distribuídos gratuitamente em estações movimentadas da cidade, como Pavuna, Uruguai, Botafogo e Jardim Oceânico. A iniciativa, destacada pela CNN Brasil, integra o projeto Embarque na Leitura e antecipa a programação da Bienal do Livro Rio 2025.

A ação é uma parceria entre o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a GL events Exhibitions, responsável pela organização da Bienal, e o MetrôRio. Desde as primeiras horas do dia, dezenas de editoras se mobilizaram para oferecer aos passageiros obras dos mais diversos gêneros, de clássicos da literatura a romances contemporâneos e livros infantis.
– A leitura é uma poderosa ferramenta de transformação social, e ações como essa reforçam nosso compromisso de aproximar o livro das pessoas, democratizando o acesso e valorizando a cultura – afirmou Dante Cid, presidente do SNEL. A proposta, segundo ele, é inserir a literatura no cotidiano fora dos espaços tradicionais, como escolas, livrarias ou bibliotecas.
Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, também destacou a proposta de integrar os livros ao cotidiano urbano: “Levar livros para dentro do metrô é levar histórias para a vida real das pessoas. Queremos mostrar que existem diversas formas de inserir a leitura na rotina, e que ela pode tornar nossas jornadas mais leves”.
A surpresa agradou aos passageiros. A enfermeira Débora Silveira, de 28 anos, foi uma das que recebeu um exemplar em seu trajeto matinal. “Eu achei a iniciativa muito legal para incentivar a leitura. Pretendo ler o livro que ganhei durante a viagem, entre uma estação e outra. Achei muito interessante”, contou.
Além de incentivar o hábito da leitura, a ação também celebra o reconhecimento internacional do Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro, título concedido pela Unesco em 2025. “Representa ainda a oportunidade de oferecer uma experiência diferenciada aos nossos clientes”, afirmou Simone Pfeil, gerente Comercial e de Marketing do MetrôRio.
Bienal ocorrerá entre 13 e 22 de junho
A distribuição de livros também marca simbolicamente o início da mobilização para a Bienal do Livro Rio, que acontecerá entre os dias 13 e 22 de junho, no Riocentro. Neste ano, o evento trará uma proposta inédita: o Book Park, um parque literário imersivo e interativo que promete encantar públicos de todas as idades, com a presença de mais de 300 autores e mais de 200 horas de programação cultural.
Com iniciativas como essa, os organizadores esperam reforçar o papel da literatura como ferramenta de transformação e tornar o livro um companheiro cotidiano, até mesmo nos percursos mais corriqueiros da cidade.