Hassona era a protagonista do documentário ‘Put Your Soul On Your Hand and Walk’ (‘Coloque sua alma em sua mão e ande’, em tradução livre), dirigido pela cineasta franco-iraniana Sepideh Farsi.
Por Redação, com Reuters – de Gaza
A Associação do Cinema Independente para a sua Difusão (ACID) confirmou, nesta sexta-feira, o assassinato da jornalista e cineasta palestina Fatma Hassona, de 25 anos, na quarta-feira, por forças israelenses, durante um ataque aéreo que atingiu sua residência, no bairro de Al-Touffah, na Cidade de Gaza. A informação foi confirmada pela imprensa internacionais, incluindo a revista norte-americana Time.

Hassona era a protagonista do documentário ‘Put Your Soul On Your Hand and Walk’ (‘Coloque sua alma em sua mão e ande’, em tradução livre), dirigido pela cineasta franco-iraniana Sepideh Farsi. O filme foi selecionado para a seção paralela ACID do Festival de Cannes de 2025, cuja 78ª edição ocorrerá entre 13 e 24 de maio.
A produção registra as trocas de mensagens e videochamadas entre Farsi e Hassona, que documentava a vida cotidiana em Gaza sob os bombardeios israelenses. A diretora descreveu o filme como “uma janela aberta por meio do milagre de um encontro com Fatem, que me permitiu ver fragmentos do massacre em curso dos palestinos”.
Festival
A morte de Hassona ocorreu apenas um dia após a confirmação da seleção do documentário para o festival. Além dela, nove membros de sua família também morreram no ataque. A ACID afirmou que “o filme não é mais o mesmo que apoiaremos e apresentaremos em cada sala de cinema. Todos nós, cineastas e espectadores, devemos estar à altura de sua luz”.
Hassona ganhou reconhecimento internacional por suas fotografias que retratavam o impacto dos ataques israelenses em Gaza, incluindo cenas de destruição, funerais e momentos de resiliência da população local. Suas imagens foram publicadas em diversos veículos de imprensa ao redor do mundo.
Segundo a diretora Sepideh Farsi, Hassona havia expressado o desejo de comparecer à estreia do filme em Cannes, mas fazia questão de retornar a Gaza após o evento.
— Antes que os pixels desaparecessem no fim da rede moribunda, dissemos ‘até amanhã’ e ela me deu um sorriso radiante — lembrou Farsi em declaração ao portal Vulture.
Tributo
A morte de Hassona ocorre em meio a uma escalada de violência na Faixa de Gaza, onde, desde outubro de 2023, mais de 50 mil palestinos foram mortos, segundo o Ministério da Saúde local. A ONU estima que mais de 200 jornalistas já perderam a vida na região desde o início do conflito.
O documentário ‘Put Your Soul On Your Hand and Walk’ será exibido na seção ACID do Festival de Cannes entre 14 e 23 de maio, agora como um tributo póstumo à coragem e ao legado de Fatma Hassona.