Lula pretende nomear o publicitário Sidônio Palmeira, segundo apurou a mídia conservadora. O publicitário já teria recebido convite do presidente, que não esconde a intenção de realizar mudanças na área da Comunicação.
Por Redação – de Brasília
Perto de completar dois anos de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia a necessidade da mudança imediata na Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. A cirurgia de emergência a que foi submetido na terça-feira, no entanto, frustrou seu plano de começar a reforma ministerial com a mudança exatamente neste setor.
Lula pretende nomear o publicitário Sidônio Palmeira, segundo apurou a mídia conservadora. O publicitário já teria recebido convite do presidente, que não esconde a intenção de realizar mudanças na área da Comunicação.
— Há um erro no governo na questão da comunicação e eu sou obrigado a fazer as correções necessárias para que a gente não reclame de que a gente não está se comunicando bem — disse o presidente, a jornalistas.
O atual ministro da Secom, Paulo Pimenta, já saberia que não chegará ao ano que vem, no cargo, e disse estar pronto para qualquer missão que receba.
Cenário
Da parte de Palmeira, relutante em assumir a chefia da Secom no início do governo Lula, ao receber o convite do presidente, ele estaria agora mais disposto a integrar oficialmente a equipe do Palácio do Planalto. A informação foi revelada por aliados próximos ao publicitário, que destacam uma mudança no cenário político desde a transição governamental.
O publicitário já manifestou, em círculos mais próximos ao cerne do governo, sua preocupação com o desempenho da comunicação institucional, especialmente considerando as eleições presidenciais de 2026, quando Lula deverá buscar a reeleição. Mesmo sem ocupar cargo formal, o publicitário atua como conselheiro informal, viajando quinzenalmente de Salvador para Brasília, onde se reúne com o presidente e os ministros mais estratégicos.
Sidônio Palmeira assina o slogan da primeira fase do governo: “União e Reconstrução”. Sua influência se estende à formulação de campanhas públicas e ao aconselhamento sobre a imagem pessoal de Lula. Fontes afirmam que sua participação foi decisiva na comunicação do anúncio do pacote de corte de gastos apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.