Rio de Janeiro, 15 de Maio de 2025

Facebook admite problemas com spam e apresenta ações de combate

Meta anuncia ações para reduzir spam no Facebook, melhorando a experiência do usuário e promovendo conteúdo autêntico.

Sexta, 25 de Abril de 2025 às 12:12, por: CdB

Os usuários do Facebook nem sempre veem o conteúdo que desejam no mural de notícias (‘feed’), que está repleto de publicações enganosas ou irrelevantes, conhecidas como ‘spam’.

Por Redação, com Europa Press – de São Francisco

O Meta reconheceu que há muito ‘spam’ no Facebook e, portanto, anunciou novas medidas para reduzir a visibilidade e impedir a monetização, o que também afetará as interações falsas.

Facebook admite problemas com spam e apresenta ações de combate | Facebook reconhece o problema do spam e anuncia novas medidas para combatê-lo
Facebook reconhece o problema do spam e anuncia novas medidas para combatê-lo

Os usuários do Facebook nem sempre veem o conteúdo que desejam no mural de notícias (‘feed’), que está repleto de publicações enganosas ou irrelevantes, conhecidas como ‘spam’, embora nem sempre tenham intenções maliciosas.

O Meta anunciou medidas mais rigorosas contra os spammers na rede social, ao mesmo tempo em que busca promover o conteúdo autêntico dos criadores para que eles possam atingir um público mais amplo.

Continue lendo

Para isso, a empresa de tecnologia se propôs a reduzir o alcance das contas que compartilham conteúdo de spam. Essas contas geralmente recorrem a técnicas conhecidas, como escrever legendas longas e que distraem, usar uma quantidade excessiva de hashtags e incluir uma legenda de foto que não tem nada a ver com o conteúdo.

“As contas que usam essas táticas só verão seu conteúdo exibido para seus seguidores e não poderão monetizá-lo”, disse o Meta. Ela também agirá contra redes de spam que coordenam interações falsas, cujos comentários também serão vistos com menos frequência.

Isso será combinado com um recurso, atualmente em teste, que permitirá que os usuários sinalizem comentários irrelevantes ou que não estejam de acordo com o espírito da conversa.

“O conteúdo de spam pode dificultar que as pessoas ouçam umas às outras, independentemente de seu ponto de vista. É por isso que estamos nos concentrando no comportamento relacionado à distribuição e monetização de conteúdo enganoso”, disse a empresa em seu blog oficial.

Remoção de contas e perfis falsos

No ano passado, a Meta removeu mais de 100 milhões de páginas falsas que se envolveram em abuso de seguidores hifenizados no Facebook. Também removeu 23 milhões de perfis que se faziam passar por grandes produtores de conteúdo.

Além das medidas proativas de detecção e controle implementadas para identificar e remover impostores, a empresa adicionou recursos ao Moderation Assist.

Essa é a ferramenta de gerenciamento de comentários do Facebook que detecta e oculta automaticamente os comentários de pessoas que possivelmente estejam usando uma identidade falsa. Os criadores também poderão denunciar impostores nos comentários.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo