De acordo com a parlamentar, ela solicitou a renovação do visto após ser convidada pela Universidade Harvard para um curso sobre políticas públicas, que ocorrerá no próximo mês.
Por Redação, com agências de notícias – de Brasília
A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) afirmou na quarta-feira, que o governo dos Estados Unidos concedeu a ela um visto de entrada alterando seu gênero para masculino, assim como ocorreu com a também deputada Erika Hilton (PSOL). Ambas são parlamentares trans e ativistas pelos direitos da população LGBTQIAPN+.

– Minha certidão de nascimento está no feminino, meu CPF, meu RG e todos outros documentos também estão no feminino. Os documentos necessários para retirada de um visto também estão no feminino. Mas o governo Trump me avisou na semana passada que meu visto virá no masculino – disse Duda Salabert em publicação nas redes sociais.
De acordo com a parlamentar, ela solicitou a renovação do visto após ser convidada pela Universidade Harvard para um curso sobre políticas públicas, que ocorrerá no próximo mês.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
– Mais do que transfobia, há uma questão de soberania nacional envolvida: não cabe ao governo dos EUA discordar e refutar os documentos do Brasil – criticou.
Erika Hilton
O mesmo ocorreu com a deputada Erika Hilton, que relatou ter solicitado o visto por ter sido convidada para um evento oficial, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2025, em Cambridge, no Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.
A emissão do documento, em 3 de abril, veio com a informação de que a deputada seria do sexo masculino. Segundo Erika, em nenhum momento ela preencheu documentação com tal informação.
– Realmente é uma situação mais do que constrangedora, uma situação de violência, de desrespeito, de abuso, inclusive, do poder, porque viola um documento brasileiro, viola um documento que é nosso. E é uma expressão escancarada, perversa, cruel, do que é a transfobia de Estado praticada pelo governo norte-americano – disse a parlamentar.