Lava Jato: vence prisão temporária de ex-vereador de SP

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 17 de agosto de 2015 as 12:05, por: CdB

Por Redação, com agências – de Curitiba:

Venceu nesta segunda-feira, o prazo da prisão temporária do ex-vereador Alexandre Oliveira Correa Romano da cidade de Americana, na Grande São Paulo, ele foi preso na 18ª fase da Operação Lava Jato no aeroporto de Congonhas quando saia para uma viagem. o ex-vereador está na carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba, desde o dia 13 deste mês.

Venceu nesta segunda-feira, o prazo da prisão temporária do ex-vereador Alexandre Oliveira Correa Romano
Venceu nesta segunda-feira, o prazo da prisão temporária do ex-vereador Alexandre Oliveira Correa Romano

Pode ser prorrogada a prisão por mais cinco dias ou convertida para preventiva, quando não há prazo para expirar. Caso achem necessário, os pedidos de prorrogação ou para preventiva poderão ser feitos pela Polícia Federal ou pelo Ministério Público Federal (MPF). Caso não acontecer, o ex-vereador ganhará a liberdade. A decisão cabe ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância.

Apurar empréstimos

No dia 13 deste mês, a Polícia Federal cumpriu um mandado de prisão temporária e dez de busca e apreensão na 18ª fase da Operação Lava Jato, denominada Pixuleco II, termo usado em alusão ao recebimento de propina por investigados na operação. Os mandados estão sendo cumpridos em Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Curitiba.

De acordo com a Polícia Federal, o foco dessa nova fase da Lava Jato é o cumprimento de medidas cautelares contra um operador, identificado após a 17ª fase da operação, em que foi preso o ex-ministro José Dirceu. Esse operador, segundo as investigações, seria responsável por arrecadar “valores ilícitos” de mais de R$ 50 milhões em contratos de crédito consignado no Ministério do Planejamento.

Segundo a PF, pessoas que operavam empresas de fachada confirmaram o recebimento de propina do operador.