Um superespetáculo épico - O Levante (The Rising - Ballad of Mangal Pandey - produzido pela Bollywood indiana (a Índia, país que mais produz filmes no mundo, tem sua versão própria de Hollywood) glorifica o papel de um precursores da independência e da libertação da Índia do controle da Companhia Inglesa das ìndias e do colonialismo indiano.
Durante 15 anos, o cineasta indiano Ketan Mehta queria transpor para a tela a história de Mangal Pandey, líder da primeira revolta indiana contra a dominação da Companhia Inglesa das Índias. Essa empresa, para exercer seu comércio tinha seu próprio exército que agia com truculência e impunidade com a cumplicidade do governo inglês.
A revolta de Mangal, massacrada pelos ingleses, foi o estopim das revoltas que se sucederam até a Índia conquistar sua independência. Do lado ocidental, por influência inglesa, só se dá evidência à participação pacifista de Gandhi nessa luta, mas Mangal Pandey, enforcado como exemplo tem o mesmo peso de nosso Tiradentes na história indiana.
Ketan Mehta, cujo primeiro filmes foi contra a sociedade indiana de castas sociais, transformou o episódio histórico numa grande produção, onde não faltam a música e danças folclóricas tradicionais indianas, numa mistura bem sucedida de cores, música e heroismo, aplaudida pelos expectadores da Piazza Grande. A espera dos quinze anos foi benéfica - o poder econômico das multinacionais atuais lembra o da Companhia das Índias que dispunha mesmo de soldados da Corôa inglesa. Melhor alegoria não podia haver, à espera de novos heróis contra as forças que acabam com as culturas nacionais, na conquista de novos mercados.
O herói indiano é vivido por um ícone nacional Aamir Khan, cujo porte e olhar, revivem o líder da revolta contra o poderio inglês. Com o apoio musical a luta pela independência engendra um clima de euforia que arrebata dos expectadores:
- Pouca coisa se sabe realmente de Mangal Pandey, diz o diretor do filme, pois os ingleses se encarregaram de destruir o que restava. Procurei por tudo, e depois de muita pesquisa me restaram apenas duas páginas.
Diante da falta de elementos históricos, Ketan Mehta construiu um herói corajoso e intrépido. As filmagens levaram 18 meses, o filme foi dos mais caros da India e mobilizou milhares de figurantes.
Filme indiano glorifica herói da independência
Sábado, 06 de Agosto de 2005 às 12:00, por: CdB