Complexo Penitenciário de Gericinó cria grupamento tático móvel
Arquivado em:
Terça, 17 de Março de 2015 às 10:54, por: CdB
A Secretaria de Administração Penitenciária criou o Grupamento Tático Móvel (GTM) para fazer a segurança do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio. Formado por 163 inspetores, o GTM também é responsável pelo controle de entrada e saída de visitantes e veículos, o acautelamento temporário de detentos de outras unidades do estado e a revista eletrônica realizada com scanner corporal.
O novo grupamento também apoia a movimentação e o transporte de presos dentro do Complexo, realizado pelo Serviço de Operações Especiais/Grupamento de Serviço de Escolta (SOE/GSE). Em caso de motins e rebeliões, os inspetores também podem atuar em apoio ao Grupamento de Intervenções Táticas (GIT).
Subordinado a Coordenação de Segurança da secretaria, o GTM integrava o Grupamento de Serviço de Segurança Externa. Agora, o órgão responde pela vigilância das guaritas das 26 unidades prisionais de Gericinó.
- Já realizávamos esses serviços, mas agora com a criação do Grupamento Tático Móvel e com a delimitação de nossas atribuições passamos a ter uma identidade. Isso nos deixa mais motivados para trabalhar, porque somos reconhecidos e temos dignidade - disse o chefe do GTM, inspetor Marcos Pinheiro.
Segurança 24 horas por dia. A segurança do perímetro é realizada com viaturas que circulam 24 horas por dia pelo terreno. Na portaria central, os inspetores do GTM também controlam a entrada e saída de pessoas e veículos em Gericinó. Entre as atribuições do GTM, um dos trabalhos mais delicados é a revista eletrônica realizada com o auxílio do scanner corporal. O equipamento tem capacidade para cerca de 170 pessoas por dia.