Rio de Janeiro, 25 de Maio de 2026

Zapatero diz que único destino do ETA é se dissolver

Domingo, 22 de Maio de 2005 às 09:42, por: CdB

O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, disse, neste domingo, que "o único destino da ETA é dissolver-se e depor as armas", ao mostrar seu convencimento de que tudo acabará "com a vitória clara do Estado de Direito".

O presidente expressou sua "profunda repulsa" pelos atentados ocorridos hoje em Zarauz, na província basca de Guipúzcoa, onde uma bomba colocada ao lado da casa de um empresário explodiu sem ferir ninguém. Outra bomba foi desativada pela polícia.

"Todo tipo de ato violento exige um profunda repulsa", disse o presidente do governo, que acrescentou que a democracia "é incompatível com a violência".

Sobre se as duas bombas que a ETA colocou hoje em Zarauz afetam a possibilidade de um diálogo com a organização, Zapatero reiterou que o governo mantém sua postura e acrescentou que "o único destino do grupo terrorista é dissolver-se e depor as armas".

O presidente afirmou que essa é "a condição de um democrata e de um governante responsável", ao insistir em que trabalhará com todo seu esforço e energia "para que a sociedade espanhola se veja livre do terror e para que todo o mundo viva em liberdade e democracia".

O atentado de Zarauz acontece em um momento de debate político, depois que no último dia 17 o Congresso espanhol respaldasse o governo de Zapatero em sua proposta de dialogar com a organização terrorista caso a mesma deponha armas.

Tags:
Edições digital e impressa