Um especialista disse que, com base nos dados sismográficos, o vulcão deve ter entrado em erupção às 16h15 no horário local (7h15 no horário de Brasília).
A forte neblina na região impede que se consiga observar o vulcão de longe.
"Há nuvens muito densas lá, então nem mesmo as cinzas conseguem ser vistas", disse à agência de notícia Reuters o meteorologista Saut Simatupang, do centro indonésio responsável por monitorar atividades geológicas.
"Mas instrumentalmente, ele entrou em erupção, como foi visto nos registros sismográficos que estão na escala."
Outras erupções
A última vez que o vulcão entrou em erupção foi em 1990. Na ocasião, mais de 30 pessoas morreram.
As autoridades estão monitorando o pico em Java há semanas. No mês passado, a região entrou no nível de alerta mais alto.
A polícia evacuou mais de 100 mil pessoas que vivem no pé do Monte Kelud, mas muitos se recusaram a sair e outros voltaram após a evacuação.
Em 1919, cerca de 5 mil pessoas morreram quando o vulcão entrou em erupção. A Indonésia faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico, região de atividades sísmicas intensas.