Voto secreto
A propósito dos escândalos que se sucedem na política brasileira, vale a pena lembrar a opinião do jornalista Apparicio Torelly, mais conhecido como Barão de Itararé: - O voto deve ser rigorosamente secreto. Só assim, afinal, o eleitor não terá vergonha de votar no seu candidato -. Torelly morreu há 35 anos, mas seus conselhos são cada vez mais atuais. Uma das comprovações do acerto de sua recomendação é o fato de Paulo Maluf ter conseguido 740 mil votos, mesmo respondendo a vários processos por desvio de verbas, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e tudo o mais. Com tal currículo, não é surpresa que Maluf tenha se tornado personalidade grata no governo de Luiz 2.
Aquecimento
Enfim, a Nasa acordou e vai medir a redução da neve no Ártico. O gelo polar está diminuindo devido ao aquecimento global, que se intensifica no verão do hemisfério norte. Relatórios apontam redução do gelo e aceleração no deslocamento das camadas glaciais da Groenlândia, que se precipitam sobre o Atlântico. É a revolta da natureza contra a irresponsabilidade do homem.
Reeleição
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, reafirmou que deseja tentar outra reeleição, a ser legitimada em referendo. Chávez foi eleito em 1998 com votação esmagadora e reeleito em 2000, com 59% dos votos, depois de mudar a Constituição, e novamente reeleito em dezembro do ano passado. A tentativa de mais uma reeleição será submetida à consulta popular depois de 2009, quando mais da metade do novo mandato tiver transcorrido. Como se diz, o poder embriaga e se torna um vício.
Obscurantismo
Mais de 62,5 mil pessoas aguardam transplante de órgãos no Brasil. O número de doadores não aumenta por motivos religiosos. Há seitas evangélicas e outras correntes religiosas que não admitem a retirada de órgãos, configurando um retrocesso cultural e social que impede milhares de pessoas de recuperar a saúde. Um obscurantismo inexplicável.
Permissividade
Com uma das mais altas taxas de criminalidade do mundo, a África do Sul espera receber um milhão de turistas durante o Mundial de 2010. Por esse motivo, o país pretende alterar as leis (prostituição e consumo de álcool em áreas públicas) para não espantar os torcedores e evitar que caia a arrecadação. A idéia tem precedentes. Na última Copa, por exemplo, a Alemanha liberou geral a prostituição e o maior bordel do país chegou a abrir uma luxuosa sucursal próximo ao Estádio de Berlim, para cobrar 300 euros de cada cliente.
Pela internet
Quem gosta de fazer operações bancárias ou comprar pela internet deve saber que o número de e-mails fraudulentos cresceu 81% no primeiro semestre de 2006. A alta incidência do "phishing" - processo pelo qual os fraudadores tentam obter dados bancários de consumidores - é um alerta no momento em que cresce a cada dia o números de negócios pela web.
Extravio
Se você pretende viajar de avião, é bom se preparar. Além da permanente possibilidade de apagão, outra ameaça é a certeza de que as companhias aéreas devem perder este ano cerca de 30 milhões de malas de passageiros. Esses números foram levantados pela Sita, uma empresa mundial de tecnologia da informação para o setor de transporte aéreo. Portanto, aperte o cinto, mas fique de olho na mala.
Tudo por dinheiro
A África do Sul pretende legalizar a prostituição para a Copa de 2010. O consumo de álcool em lugares públicos, que é penalizado por lei, também terá maior tolerância por parte das autoridades. Os responsáveis pela segurança do país já pediram aos deputados que estudem uma reforma legal nesses temas, para evitar problemas com os torcedores. Tudo em nome do esporte? Claro que não. Tudo em nome do dinheiro.
Desigualdade
Entre 128 países pesquisados