Pela primeira vez nos últimos nove anos, o volume de cheques sem fundos caiu em janeiro. Levantamento da Serasa, consultoria de análise de crédito, indica que em janeiro foram registrados 15,3 cheques devolvidos por mil compensados. A queda é de 3,1% em relação a dezembro e de 1,9% na comparação com janeiro de 2004. Em todo o país foram compensados 168 milhões de cheques e os devolvidos por insuficiência de fundos somaram 2,57 milhões.
Somente em janeiro de 1996 havia sido registrado esse comportamento, mas a redução foi menor, de 0,86% em relação ao mês anterior.
Esta é a terceira queda consecutiva do indicador, que bateu recorde em março de 2003, com 17,6 cheques devolvidos a cada mil compensados. Desde que atingiu o pico, a queda acumulada pelo índice é de 13,2%. Nos últimos 12 meses, a queda é de 0,15%, com 33,16 milhões de cheques devolvidos no período.
Para os economistas da Serasa, a queda é resultado do bom desempenho da economia, com a retomada do emprego iniciada no segundo semestre do ano passado. Com renda disponível, as famílias conseguem pagar os compromissos assumidos no Natal para este início de ano.
A redução pode afastar o temor de que os aumentos dos juros promovidos pelo Banco Central de setembro para cá provoque uma alta da inadimplência do consumidor. Pelo menos em janeiro, isso não ocorreu.
Volume de cheques sem fundo cai em janeiro
Quarta, 02 de Março de 2005 às 08:47, por: CdB