O Brasil garantiu presença nas semifinais da etapa da Noruega do Circuito Mundial de vôlei de praia. Neste sábado, Ricardo/Emanuel e Márcio/Fábio Luiz venceram suas partidas e garantiram vaga na próxima fase da competição. As duplas brasileiras que disputam a liderança do ranking internacional alcançaram as semifinais da 13ª etapa do circuito, disputada na cidade de Kristiansand, após passarem pela repescagem.
Para seguirem na disputa do título, Márcio e Fábio Luiz eliminaram os chineses Wu e Xu com duplo 21/19. Já Ricardo e Emanuel, campeões do Pan-Americano do Rio de Janeiro, bateram os compatriotas Pedro e Harley por 21/16 e 21/17.
Antes, no primeiro jogo do dia, Márcio e Fábio Luiz perderam a invencibilidade no litoral norueguês com uma derrota em três sets para os atuais vice-campeões mundiais Barsouk e Kolodinsky, da Rússia, em uma partida que durou 1h14.
O primeiro set, fechado em 33/31 em favor dos brasileiros, igualou o recorde de pontos marcados em uma única parcial nesta temporada, que pertence ao confronto vencido por Wu e Xu sobre os letões Samoilovs e Plavins, no Grand Slam de Paris.
Abrir o dia com um set que superou em 12 pontos a contagem mínima desgastou os brasileiros, que terminaram por levar a virada. Barsouk e Kolodinsky empataram com 21/18 na segunda parcial e fecharam o tie-break em 17/15.
Agora, invictos, serão os adversários de Ricardo e Emanuel, que neste sábado também venceram os alemães Brink e Dieckmann (21/14 e 21/17) e os anfitriões Maaseide-Horrem (21/9 e 21/18).
Fábio e Márcio Luiz, por sua vez, cruzam os também alemães Reckermann e Urbatzka, que saltaram direto para a semifinal com uma vitória sobre Pedro e Harley por 2 a 0 (21/17 e 21/17).