Rio de Janeiro, 20 de Janeiro de 2026

Vôlei contará com força máxima no Panamericano

Todas as seleções que já foram campeãs nos torneios de vôlei dos Jogos Pan-Americanos vão disputar a competição no Rio de Janeiro, em julho. A tabela ainda não foi divulgada, mas o Brasil já sabe quais países terá pelo caminho em busca da medalha de ouro. (leia mais)

Quarta, 25 de Abril de 2007 às 08:02, por: CdB

Todas as seleções que já foram campeãs nos torneios de vôlei dos Jogos Pan-Americanos vão disputar a competição no Rio de Janeiro, em julho. A tabela ainda não foi divulgada, mas o Brasil já sabe quais países terá pelo caminho em busca da medalha de ouro.

No masculino, a seleção brasileira, atual campeã olímpica e mundial, terá como adversários Argentina, Canadá, Cuba, Estados Unidos, México, Porto Rico e Venezuela. No feminino, os participantes serão Brasil, Costa Rica, Cuba, Estados Unidos, México, Peru, Porto Rico e República Dominicana.

Maior força mundial da modalidade no momento, o Brasil tem apenas cinco medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos, sendo três no feminino e duas no masculino.

Entre os homens, Cuba é a maior vencedora, com cinco títulos. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com quatro medalhas de ouro. Argentina e Venezuela, com uma conquista cada, completam a lista de campeões.

Sem conquistar um ouro no Pan desde Caracas-83 (o outro foi em São Paulo-63), o Brasil tem o torneio no Rio de Janeiro como prioridade para o primeiro semestre. O técnico Bernardinho já afirmou que vai usar uma equipe mista na Liga Mundial, em junho, para preparar a equipe para o Pan do Rio.

O treinador não quer repetir os erros cometidos em Santo Domingo-03. O Brasil chegou à República Dominicana logo após conquistar a Liga Mundial. Cansada e desconcentrada, a equipe acabou caindo diante da Venezuela nas semifinais, na maior derrota desde que Bernardinho assumiu a seleção, em 2001. Os venezuelanos ficaram com o título, e os brasileiros tiveram que se contentar com o terceiro lugar.

No feminino, o domínio de Cuba no Pan é mais amplo. A seleção da América Central conquistou sete títulos seguidos, entre Cáli-71 e Mar del Plata-95. O Brasil foi campeão em Chicago-59, São Paulo-63 e Winnipeg-99. Os outros títulos ficaram com times que jogaram em casa: México, em 1955, e República Dominicana, em 2003.

 

Tags:
Edições digital e impressa