Rio de Janeiro, 25 de Maio de 2026

Vitória de Raikkonem ameaça favoritismo de Alonso

Domingo, 22 de Maio de 2005 às 09:08, por: CdB

A McLaren colocou um ponto de interrogação no favoritismo do espanhol Fernando Alonso e da Renault na temporada da Fórmula 1, neste domingo, com a folgada vitória do finlandês Kimi Raikkonen no Grande Prêmio de Mônaco.

Foi a segunda vitória seguida de Raikkonen, que venceu de ponta-a-ponta e ainda foi beneficiada com o mau desempenho do Renault do espanhol, que perdeu duas posições nas últimas voltas e fechou na quarta colocação.

Dois Williams fecharam o pódio, o alemão Nick Heidfeld em segundo e o australiano Mark Webber em terceiro.

A Ferrari voltou a ter desempenho pífio, mas pôde comemorar o fato de seus dois carros terminarem na zona de pontuação, Michael Schumacher em sétimo e Rubens Barrichello em oitavo. Felipe Massa terminou em nono.

O colombiano Juan Pablo Montoya, com a quinta colocação, e o alemão Ralf Schumacher, com a sexta, completaram a zona de pontos. Na largada, Raikkonen confirmou a pole position e saiu na frente seguido pelos Renaults de Alonso e do italiano Giancarlo Fisichella.

Massa largou bem com seu Sauber e pulou da 11a. para a nona. posição.

E o brasileiro se deu bem na 24a. volta, quando Christijan Albers rodou com seu Minardi na frente de vários carros, na confusão Schumacher bateu na traseira de David Coulthard quebrando a suspensão do Red Bull e obrigando o britânico a abandonar a prova.

Com a bandeira amarela, Massa foi o primeiro a ir para os boxes, seguido por um comboio de carros que também fizeram suas primeiras paradas. Mas o brasileiro se deu melhor e voltou para a pista na 6a. posição.

Na 42a. volta, e com mais de 22 segundos de vantagem sobre Alonso, Raikkonen se deu ao luxo de parar nos boxes e ainda assim voltar na liderança.

As Ferraris começaram a entrar na zona de pontuação a partir da 63a. volta quando Jacques Villeneuve forçou a ultrapassagem sobre Massa, seu companheiro de Sauber, e acabou atravessando o caminho brasileiro e batendo o que obrigou Massa a evitar uma colisão dando passagem para Schumacher e Barrichello. Duas voltas depois, em outra manobra controversa, Jarno Trulli jogou seu Toyota na zebra para ultrapassar Fisichella que, para evitar o choque, saiu de seu traçado perdendo várias posições.

Pouco depois, devido ao toque na zebra, Trulli teve de ir aos boxes colocando Barrichello e Schumacher em sétimo e oitavo respectivamente.

A sete voltas do final Alonso, com os pneus muito desgastados, não suportou a pressão de Heidfeld e caiu para a terceira posição. Com dificuldades, o espanhol também não resistiu às investidas de Webber e perdeu o lugar no pódio para o piloto australiano.

Na última volta Barrichello foi para o ataque para cima do Toyota de Ralf Schumacher, mas acabou perdendo a sétima posição para o irmão mais velho dele e seu companheiro de equipe.
Com o resultado, Raikkonen assumiu a vice-liderança do campeonato chegando aos 27 pontos,22 a menos que Alonso que segue na ponta do campeonato com 49 pontos.

Tags:
Edições digital e impressa