A maioria dos corpos resgatados do avião cipriota que bateu em uma montanha perto de Atenas, com 121 pessoas a bordo, estava congelada, disse uma fonte do Ministério da Defesa grego nesta segunda-feira.
- A autópsia nos corpos dos passageiros mostra que os corpos estavam congelados, incluindo alguns cuja pele estava queimada pelas chamas provocadas pela queda - disse a fonte, que tem acesso à investigação.
Os primeiros imdícios apontam que os 115 passageiros e os seis tripulantes estavam mortos ou inconscientes quando o Boeing 737 da Helios Airways caiu neste domingo. Não houve sobreviventes.
As equipes de resgate encontraram o corpo do piloto e disseram ter encontrado também as caixas pretas do avião, incluindo a que gravou as conversas dos pilotos, fato crucial para determinar a causa do pior desastre aéreo na Grécia e o pior envolvendo uma companhia aérea cipriota.
O piloto alemão e uma família de armênios eram os únicos que não eram gregos ou cipriotas entre os 121 mortos no acidente. Havia 12 gregos entre os mortos. O restante era de cipriotas, segundo a lista de passageiros.
No aeroporto de Larnaca, em Chipre, de onde o avião decolou neste domingo, tripulantes e passageiros se recusavam a embarcar na segunda-feira em um avião pertencente à Helios Airways, informou a agência de notícias estatal de Chipre.
Cerca de 100 passageiros que deviam viajar de Larnaca a Sofia exigiram embarcar em aviões de outras companhias aéreas.
- Primeiro a tripulação recusou-se a embarcar, depois os passageiros - disse a agência.
A ilha mediterrânea de Chipre decretou três dias de luto, com bandeiras a meio mastro.
O acidente de domingo deixou perplexos especialistas em aviação, atônitos com o que pareceu uma pane trágica da pressurização na cabine ou de fornecimento de oxigênio a 35 mil pés, a quase 10 quilômetros de altura, mais alto que o Monte Everest.
Muitas perguntas permanecem sem resposta, incluindo como o avião pareceu voar por quase uma hora com o piloto e co-piloto já inconscientes ou mortos. A imprensa especulou que o avião pode ter ficado em piloto automático antes de se aproximar do aeroporto de Atenas.
O ministro do Transporte cipriota, Haris Thrassou, negou algumas informações da imprensa de que houvesse 48 crianças entre os mortos.
- Havia entre 15 e 20 jovens menores de 20 anos a bordo do avião que caiu - disse o ministro, acrescentando que todos estavam viajando com suas famílias.
O avião fazia um vôo de Larnaca a Praga com escala em Atenas quando caiu, a 40 quilômetros ao norte da capital grega.
Vítimas do avião cipriota morreram antes do choque
Segunda, 15 de Agosto de 2005 às 05:57, por: CdB