Rio de Janeiro, 11 de Setembro de 2026

Virgílio Guimarães busca votos no Sul

Segunda, 24 de Janeiro de 2005 às 19:19, por: CdB

A busca pelos votos para a eleição da presidência da Câmara dos Deputados, no dia 14, continuou hoje, em Curitiba. O deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), mesmo sem contar abertamente com o apoio da maioria da bancada paranaense, acredita nos votos do Sul para ser vitorioso.

- Alguns deputados não falam abertamente, mas muitos têm me dirigido o apoio, pois a minha candidatura é coletiva - afirmou.

Acompanhado de algumas lideranças regionais, Virgílio, que exerce o seu terceiro mandato, faz campanha, segundo ele, por uma Câmara independente, que dê condições de trabalho para todos e que elimine diferenças entre os deputados.

- Essa eleição deve ser a afirmação da Câmara, pois não há mais espaço para a política antiga, que separava alto ou baixo clero. Estamos trabalhando para renovar isso, e a minha vitória terá esse significado - disse.

Para Virgílio, o Legislativo deve saber se impôr diante de alguns dilemas e problemas que atingem o País.

- Precisamos cobrar o encaminhamento das emendas, a execução do nosso orçamento de forma eficaz. Não é uma questão de trabalhar mais, mas sim de mostrar independência e saber exigir o cumprimento de algumas coisas e a aprovação de projetos que sejam para o bem do País.

Sobre um possível reajuste salarial dos deputados, Virgílio discorda, mas não apresentou alternativas para lidar com o assunto.

- Não quero prometer nada, é uma pena que algumas candidaturas tentem seduzir outros deputados com isso, mas é hora de mostrarmos crescimento.

Na opinião do deputado Alex Canziani (PTB-PR), ainda há alguns deputados indecisos ou que não abriram seus votos.

- Há uma possibilidade de segundo turno, e a vantagem do Virgílio é que ele agrega diversos setores da Câmara, de diversos partidos - disse.

Para Virgílio, outro ponto favorável será a eleição secreta.

- Esse é um direito conquistado e, com o apoio que tenho recebido, mesmo sendo candidato avulso, e não de bancada, irá surpreender - disse o deputado, lembrando que não teme qualquer represália por parte do PT - Não há punição quando não existe crime - disse.

Nessa segunda-feira, Virgílio viaja para Porto Alegre (RS). Além dele e de Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), candidato escolhido pela bancada petista, também disputam a eleição os deputados Jair Bolsonaro (PTB-RJ), José Carlos Aleluia (PFL-BA) e Severino Cavalcanti (PP-PE).

Tags:
Edições digital e impressa