A orla carioca será palco neste sábado, a partir de 9h, da corrida ciclística Pré-Tour, de 20 km, entre o Leblon e o Arpoador, que marcará a largada do Viradão Esportivo. Um pelotão de 20 ciclistas amadores, com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, a secretária de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, e representantes da Cufa, entre outras autoridades, mostrará um momento histórico para o esporte brasileiro.
No Rio de Janeiro, o Viradão contará com mais de 4.500 atividades, mobilizando cerca de quatro milhões de pessoas, numa maratona de 33h de práticas esportivas. Cinco locais serão os principais polos esportivos no Rio: Maracanã, Lapa, Centro Esportivo e Cultural da Cufa, em Madureira, o Piscinão de Ramos e a Vila Olímpica da Mangueira.
O Viradão Esportivo será promovido nos 27 Estados do Brasil e utilizará o esporte como ferramenta de inserção e integração social. O tema do evento deste ano é “Família” e a proposta é ressaltar a importância desta instituição na construção dos valores do indivíduo.No Rio, o encerramento será às 18h de domingo, com um evento no Piscinão de Ramos.
No cardápio de atividades há atrações para todos os gostos. Estão programados torneios e campeonatos de esportes clássicos, mas também daqueles que nem sempre são de conhecimento do grande público, como Beach Tennis e Thai Chi Chuan. Áreas populares, que geralmente não fazem parte de calendários formais, ganharão destaque especial na programação.
As mais de 100 modalidades esportivas acontecerão nas instalações de associações, clubes, vilas olímpicas, escolas, Forças Armadas, universidades, presídios, federações, confederações, entre outras organizações parceiras do projeto.
Entre as inúmeras atrações, estão futebol de salão, ioga, nado sincronizado, corrida, campeonato de pipa e de agility, clínica de golfe, animação infantil, skate, vôlei, capoeira, break e luta greco-romana.
Viradão Esportivo carioca acontece neste sábado
Sexta, 06 de Novembro de 2009 às 09:21, por: CdB