Rio de Janeiro, 07 de Fevereiro de 2026

Vinho: uma viagem extraordinária de sentidos toda quarta-feira

Terça, 24 de Julho de 2007 às 13:18, por: CdB

Vinho. Bebida milenar, quente, que agrega pessoas, faz parte da história da humanidade e está presente cada vez mais na vida de homens e mulheres da era moderna. Mas você conhece esta bebida? Sabe qual a temperatura ideal? Como deve ser bebida e saboreada? As variedades de vinhos e como devem ser servidos? A partir desta quarta-feira o Correio do Brasil contará com uma coluna totalmente voltada para este assunto.

À frente da coluna estará a sommellier Cátia de Melo Silva, representante da Casa Valduga – uma das melhores vinícolas do Brasil - e formada no curso de Sommellier Internacional pela Universidade de Caixas do Sul.

— O brasileiro precisa aprender a tomar vinho e saber que esta bebida tem o poder de combater a obesidade, diminuir o colesterol, ajuda no processo da menopausa, pressão alta entre outros benefícios —, afirma Cátia.

Formada em Administração de empresas, Cátia conheceu o vinho por acaso e apaixonou-se rapidamente. Há mais de dez anos trabalhando como representante da Casa Valduga a nossa colunista irá relatar histórias interessantes, ensinar como harmonizar o vinho com o alimento, poderá tirar dúvidas dos leitores, dar dicas preciosas a admiradores do vinho e mostrará através do CdB as peculiaridades do vinho.

Entre tantas histórias e lendas que rondam a bebida em questão, Cátia não deixa de mencionar um personagem que deu a vida pela sua pátria: Joana D’Arc. Em suas refeições entre uma batalha e outra a heroína francesa misturava o vinho à sopa o que a deixava mais forte para a sua missão.

Em sua primeira participação, Cátia irá contar um pouco de sua história de amor pela bebida dionisíaca e mostrará que não importa a nacionalidade do vinho, o que importa é o bem que este faz ao coração.
 
 
 
 

Tags:
Edições digital e impressa