Os vinhos argentinos da variedade cabernet sauvingnon e malbec podem ajudar a prevenir infartos devido aos benefícios de um de seus componentes não-alcoólicos, de acordo com um estudo de cientistas da Universidad de La Plata.
Quem bebe periódica e moderadamente estes tintos argentinos reduzirão os riscos de sofrer infarto, diz uma equipe do Centro de Pesquisas da Faculdade de Ciências Médicas da universidade encabeçada pelo médico Horacio Cingolani.
O grupo de médicos observou que os extratos não-alcoólicos do vinho tinto argentino abrem os canais de potássio mitocondrial das células do coração e diminuem a possibilidade de ter um ataque de coração ou podem reduzir sua chance pela metade.
Os ataques cardíacos acontecem quando se acumulam placas de gordura nas paredes interiores das artérias coronárias e impedem a chegada de sangue.
Os pesquisadores comprovaram em ratos que o resveratrol, um componente não alcoólico do cabernet sauvignon e do malbec, é capaz de desencadear um aumento na quantidade de óxido nítrico, encarregado de limpar as artérias do coração e de permitir uma melhor irrigação do sangue.
A importância destas conclusões está em que a equipe determinou que o álcool, um dos 500 componentes do vinho tinto argentino, não é o que faz bem ao coração, mas o resto.
Até agora, se supunha que eram os elementos fenólicos (álcoois), com seu suposto efeito antioxidante, os responsáveis de ajudar o funcionamento coronário.
De acordo com estes especialistas, a relação entre o consumo de vinho e a boa saúde do coração é evidente.
Em povoações européias que ingerem a mesma quantidade de gorduras, os franceses, que bebem anualmente 195 litros de vinho por pessoa, têm um índice de mortalidade e doenças cardíacas 4,5 vezes menor que no Reino Unido onde se tomam 33 litros por pessoa ao ano.
Na Argentina, o consumo médio anual de vinho por pessoa é de 38 litros.
As causas mais comuns do infarto costumam ser a obesidade, o tabagismo, o colesterol e a vida sedentária.
Vinho argentino pode ajudar na prevenção de infartos
Sábado, 16 de Agosto de 2003 às 16:23, por: CdB