Rio de Janeiro, 27 de Outubro de 2026

Vigilância Sanitária recolhe 286 litros de leite em supermercados do DF

A Vigilância Sanitária retirou 286 litros de leite de quatro grandes supermercados de Brasília. Os lotes recolhidos foram condenados pela Polícia Federal por suspeitas de contaminação com soda cáustica e água oxigenada.

Terça, 30 de Outubro de 2007 às 09:32, por: CdB

A Vigilância Sanitária retirou 286 litros de leite de quatro grandes supermercados de Brasília. Os lotes recolhidos foram condenados pela Polícia Federal por suspeitas de contaminação com soda cáustica e água oxigenada.

Lotes de três marcas de leite estão sendo retirados do mercado: Calu, Centenário e Parmalat. No Distrito Federal, a Vigilância Sanitária só encontrou até agora a marca Parmalat. Os lotes interditados são LCZL 01 e LCZL 06.

O diretor da Vigilância Sanitária do DF, Laércio Cardoso, lembra que o número do lote, a data de fabricação e a da validade têm que estar visíveis na embalagem. — Nós estamos em um período em que as indústrias têm que ter responsabilidade perante o consumidor e os órgãos públicos. Houve um problema, mas ele já está sanado — diz Laércio Cardoso.

O lote é um conjunto de números, letras ou os dois juntos, que identifica os produtos fabricados pela empresa em determinado dia. Caso haja alguma desconfiança sobre a mercadoria, fica mais fácil identificar e retirar do mercado apenas os lotes com problema. 

Fiscalização mais rigorosa

Na última segunda-feira, o Ministério da Agricultura anunciou medidas mais rigorosas na fiscalização do leite. O governo aumentará a coleta de amostras do leite longa vida de todas as marcas.

A principal mudança é a forma de inspeção nas fábricas. Em média, cada fiscal fica responsável por oito laticínios. A partir de agora, equipes com três fiscais farão auditorias aleatórias nas indústrias, uma vez por mês. A intenção é combater o envolvimento de funcionários públicos nas fraudes.

Tags:
Edições digital e impressa