Nove pescadores vietnamitas morreram por disparos das forças de vigilância marítima chinesa e outros oito foram detidos em dois incidentes ocorridos em águas fronteiriças entre ambos os países, segundo informaram, nesta quinta-feira, as autoridades da costeira província de Than Hoa.
Segundo Le Van Thuan, presidente do vietnamita comuna de Hoa Loc, no sábado passado uma patrulha militar chinesa disparou mortalmente nos oito pescadores e feriu outros dois depois de acusá-los de penetrar em águas chinesas.
A operação acabou com a detenção de oito pescadores e a apreensão do barco.
No mesmo dia e na mesma área, outra patrulha chinesa abriu fogo sobre uma embarcação vietnamita na qual viajavam doze pessoas e matou uma delas antes de conseguirem fugir.
Thuan assinalou que as autoridades chinesas prometeram devolver os corpos depois de discutir os pormenores de ambos os incidentes com seus homólogos vietnamitas, embora os detidos sigam submetidos à legislação de Pequim.
Por enquanto, o Ministério de Assuntos Exteriores do Vietnã não comentou o incidente.
Vigilância marítima chinesa mata nove pescadores vietnamitas
Quarta, 12 de Janeiro de 2005 às 03:50, por: CdB