Rio de Janeiro, 20 de Setembro de 2026

Viegas: Forças Armadas só em casos especiais

Quinta, 10 de Junho de 2004 às 10:35, por: CdB

A aprovação, pelo Senado Federal, do projeto de lei que garante a participação das Forças Armadas na defesa da segurança pública e combate ao crime organizado não significa conceder poder de polícia a militares do Exército.

Foi o que afirmou o ministro da Defesa, José Viegas, que durante debate no programa "Diálogo Brasil", exibido na noite desta quarta-feira pela TV Nacional, enfatizou a necessidade de não se confundir os papéis das Forças Armadas no combate ao narcotráfico. 

- O projeto não autoriza o combate ao crime organizado em todo o país. Ele é prudente. Não é verdade que o Exército disponha de poder de polícia em áreas urbanas. Isso não está contemplado no projeto - ressaltou o ministro.

Na prática, o projeto prevê que as Forças Armadas poderão atuar na segurança pública em episódios especiais, em áreas previamente estabelecidas e por tempo limitado - se isso for uma solicitação do presidente da República.

Viegas ressaltou que o projeto prevê a participação do Exército em ações preventivas e repressivas na área de fronteira, assim como permite aos militares da Marinha atuação de combate ao crime em águas territoriais e zonas portuárias, e aos homens da Aeronáutica atuação nas zonas aeroportuárias e no espaço aéreo nacional.

O projeto ainda precisa ser votado pela Câmara dos Deputados para que as Forças Armadas recebam as novas atribuições. O ministro José Viegas deixou claro, porém, que concorda com a versão aprovada pelo Senado na última terça-feira, que não estende o chamado "poder de polícia" aos militares das Forças Armadas.

Tags:
Edições digital e impressa