A polícia russa prendeu um estudante universitário suspeito de veicular na internet um vídeo que aparentemente mostra neonazistas decapitando um imigrante não-eslavo e atirando em outro homem na cabeça.
O vídeo exibe dois homens com bocas amordaçadas e mãos amarradas atrás das costas, ajoelhados diante de uma bandeira com uma suástica, em uma floresta. Uma legenda diz que um deles era russo muçulmano e o outro do ex-soviético Tadjiquistão.
Com uma trilha sonora de heavy metal, o vídeo - que foi visto pela Reuters - parece mostrar um homem mascarado cortando a cabeça de uma das vítimas com o que seria uma faca de caça.
Em outra parte, um homem pode ser ouvido gritando Glória à Rússia e depois dispara na cabeça do segundo prisioneiro, que estava ajoelhado próximo a uma cova.
- Prendemos um jovem suspeito de disponibilizar este vídeo na internet. O homem declarou sua devoção aos ideais nacionais socialistas - disse um porta-voz do Ministério do Interior. - De acordo com informações preliminares, ele estaria distribuindo o vídeo pela web, mas não é o autor do conteúdo. Especialistas ainda estão trabalhando para verificar a autenticidade do vídeo - completou o porta-voz.
Uma legenda no vídeo diz que aquele é um trabalho do Partido Nacional Socialista Rus, um grupo antes não conhecido. Rus é um nome histórico para Rússia e é usado por nacionalistas. O estudante foi preso pela polícia na cidade de Maikop, a capital do estado de Adygeya, ao sul da Rússia.
Desde o fim do regime soviético, milhões de imigrantes -- nem todos muçulmanos -- viajaram para a Rússia em busca de emprego, o que provoca freqüentes incidentes de violência com eslavos.
Vídeo neonazista leva estudante russo à prisão
Quarta, 15 de Agosto de 2007 às 09:00, por: CdB