Rio de Janeiro, 01 de Fevereiro de 2026

Vídeo mostra repórter da <i>BBC</i> com explosivos

Segunda, 25 de Junho de 2007 às 08:14, por: CdB

Os seqüestradores do repórter da BBC, Alan Johnston, divulgaram um novo vídeo em que ele aparece vestindo um colete semelhante ao usado por militantes suicidas.

No vídeo de uma hora e 22 minutos, Johnston disse que os seqüestradores ameaçaram detonar o colete, que conteria explosivos, se houver uma tentativa de libertá-lo à força.

Este é o segundo vídeo com imagens de Johnston desde que ele foi capturado, na Faixa de Gaza, no dia 12 de março.

A BBC reiterou seu apelo para a libertação imediata do jornalista em uma nota que fala do sofrimento da família e dos colegas de Johnston ao vê-lo ameaçado desta forma.

No vídeo, colocado em um website usado por militantes, Johnston aparece abatido e cansado. Ele diz: "A situação agora é muito séria. Como você pode ver eu estou vestindo um cinto com explosivos, que os captores dizem que será detonado se houver qualquer tentativa de invadir esta área."

O repórter seqüestrado apela por uma solução pacífica para sua situação, dizendo que as negociações chegaram a um estágio avançado.

"Os seqüestradores me disseram que negociações muito promissoras foram prejudicadas quando o movimento Hamas e o governo britânico decidiram pressionar por uma solução militar para este seqüestro."

O líder do partido Hamas e ex-premier palestino, Ismail Haniya, disse no domingo que a detenção de Alan Johnston não pode continuar.

- Nós não vamos permitir a continuação do seqüestro de um jornalista britânico. A questão de Alan Johnston tem que ter um fim - observou Haniya.

O Ministério das Relações Exteriores da Grã-Bretanha considerou deplorável o vídeo com Alan Johnston.

- Nós condenamos a contínua divulgação de vídeos como este que só podem causar sofrimento à família e amigos de Alan Johnston - disse uma porta-foz.

O repórter da BBC foi seqüestrado por um grupo autodenominado Exército do Islã.

Um vídeo anterior foi divulgado no dia 1º de junho pelo grupo radical então desconhecido, sem imagens de Johnston.

Tags:
Edições digital e impressa