Um vídeo que mostra o ex-presidente do Peru Alberto Fujimori recostado em uma cama com duas jornalistas é, para um parlamentar de uma comissão investigadora, uma nova prova da dominação que o Governo exercia sobre a imprensa local nessa época.
- O vídeo mostra até que ponto a imprensa nessa época se encontrava dominada pelo poder e como o Governo influenciava a linha informativa - ressaltou na última quinta-feira Edgar Villanueva, presidente da comissão do Congresso encarregada de tornar públicas as gravações do regime de Fujimori (1990-2000).
A fita foi filmada em um hotel de Londres em 10 de fevereiro de 1997 por Kenyi Alberto Fujimori, um dos filhos do então governante peruano, atualmente refugiado no Japão.
O vídeo, divulgado pela comissão presidida por Villanueva, mostra Fujimori recostado em uma cama, junto com as jornalistas peruanas Rosario Enciso e Violeta Tenorio, enquanto brincam com o controle remoto de um aparelho de TV e folheiam jornais ingleses.
As duas jornalistas tinham recebido no Peru o apelido de 'as gueixas', dada a sua parcialidade informativa em relação ao chefe de Estado. O vídeo foi filmado quando Fujimori participava de um fórum econômico em Londres enquanto o Peru vivia um seqüestro na Embaixada do Japão por parte do grupo terrorista Movimento Revolucionário Túpac Amaru.
A comissão parlamentar dirigida por Villanueva pôs a partir de quinta-feira 470 vídeos e fitas de áudio à disposição dos cidadãos que quiserem vê-las ou ouvi-las. O material, a maioria segredo, foi gravado pelo então assessor presidencial e chefe de fato do serviço de Inteligência Vladimiro Montesinos, atualmente preso e processado no Peru por corrupção e outros delitos.
O Congresso recebeu 1.138 vídeos para serem divulgados publicamente, o primeiro dos quais contribuiu para a queda do Governo de Fujimori em setembro de 2000. Porém, apenas 388 que registravam evidências de atos de corrupção foram exibidos.
Vídeo mostra duas jornalistas na cama com Fujimori
Quinta, 11 de Março de 2004 às 21:46, por: CdB