O vice-secretário de Justiça dos Estados Unidos, Paul McNulty, anunciou sua renúncia nesta segunda-feira. A decisão ocorre em meio ao impasse provocado pela decisão do governo de George W. Bush de demitir oito procuradores públicos federais no final de 2006.
Muitos críticos dizem que as demissões tiveram motivações políticas. O Departamento de Justiça, no entanto, afirma que os procuradores foram demitidos por motivos estritamente profissionais.
Uma comissão do Senado americano investiga o caso. Em uma declaração por escrito, o secretário de Justiça americano, Alberto Gonzales, afirmou que seu vice era "um líder dinâmico e sério".
Nos últimos meses, outros dois altos funcionários do Departamento de Justiça pediram demissão.
McNulty assumiu o cargo há 18 meses e deverá permanecer por mais alguns meses, até que o Senado aprove um sucessor para ele.
Antes de ocupar o cargo, McNulty atuou como promotor federal em Alexandria, no Estado da Virgínia, logo após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
McNulty atuou em vários casos relacionados a terrorismo, inclusive no julgamento do marroquino Zacarias Moussaoui, condenado em maio de 2006 à pena de prisão perpétua por envolvimento nos atentados de 2001.
Vice-secretário da Justiça dos EUA anuncia renúncia
Segunda, 14 de Maio de 2007 às 18:25, por: CdB