O vice-presidente de segurança de vôo da Airbus, Yannick Malinge, negou, nesta quinta-feira, durante depoimento à CPI do Apagão Aéreo na Câmara, que tenha ocorrido pane no computador de bordo do Airbus-A320 da TAM, que se acidentou no dia 17 de julho. Segundo ele, as informações e os dados das caixas-pretas indicam que não houve falhas nem problemas na frenagem da aeronave.
— Nós não vemos nenhuma pane neste acidente —, afirmou.
— Evidentemente que quando há uma acidente, nós não podemos descartar hipótese nenhuma. Mas nós nos confortamos ao ouvirmos as gravações, pois não houve uma pane nem falha do computador de bordo —, completou.
O engenheiro aeronáutico disse ainda que o Airbus-A320 da TAM teve os manetes, os freios, os spoilers e o reverso funcionando normalmente.
— Os dados disponíveis mostram que a freagem do avião funcionou normalmente: os freios, os spoilers e o reverso. Existem duas possibilidade de utilizar os freios: a freagem automática e a manual —, afirmou.
Ele também disse que o modelo A320 oferece cinco vezes menos risco de acidentes. No entanto, ele afirmou não ser possível dar uma resposta objetiva sobre as causas do acidente. De acordo com o representante da Airbus, é necessário aguardar a conclusão das investigações, mas reiterou que a aeronave funcionou normalmente no momento do acidente.
— Não houve um funcionamento anormal do avião no momento do acidente —, disse.
Yannick Malinge leu uma carta do presidente da empresa, Louis Gallois, autorizando que ele preste todos os esclarecimentos necessários à CPI do Apagão na Câmara. O engenheiro francês lamentou o acidente com o vôo 3054 da TAM e afirmou estar à disposição das autoridades brasileiras para o que for necessário.
Vice-presidente da Airbus nega pane no computador de bordo do avião da TAM
Quinta, 09 de Agosto de 2007 às 13:26, por: CdB