O vice-primeiro-ministro iraquiano Salam al-Zubayi foi ferido em um duplo ataque com bombas que deixou nove mortos em Bagdá nesta sexta-feira. A polícia afirmou que um suicida detonou os explosivos que carregava e um carro-bomba explodiu quando Zubayi saía de uma mesquita próxima de sua casa na capital iraquiana.
Um partidário de Zubayi, que é do partido Frente de Acordo Sunita, afirmou que o ataque foi realizado por alguém próximo dos guarda-costas do vice-primeiro-ministro.
Zubayi passou por cirurgia em um hospital militar dos Estados Unidos para retirar estilhaços das bombas.
O partido do vice-primeiro-ministro é um dos principais blocos políticos sunitas e faz parte do governo xiita do Iraque.
Entre os nove mortos estão dois dos guarda-costas de Zubayi. Outras 15 pessoas ficaram feridas. Além do vice-primeiro-ministro, seu irmão também ficou ferido, com mais gravidade.
A casa de Zubayi é perto da área internacional de Bagdá, a chamada Zona Verde, no centro da capital, onde estão todos os diplomatas e a maioria dos militares americanos.
O ataque ocorreu apesar da proibição do tráfego de veículos na sexta-feira, imposta para evitar ataques suicidas com carros-bomba.
O novo atentado ocorreu um dia depois de uma explosão atingir a Zona Verde enquanto o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, concedia uma entrevista coletiva junto com o primeiro-ministro iraquiano Nouri Maliki na mesma área.
Maliki visitou Zubayi no hospital horas depois do ataque de sexta-feira, segundo a televisão estatal.
Vice-premiê do Iraque é ferido em atentado suicida
Sexta, 23 de Março de 2007 às 14:25, por: CdB