A Universidade Federal Fluminense (UFF) vai adotar, a partir do próximo ano, mecanismos de inclusão social para facilitar o ingresso de alunos e professores da rede pública na instituição. A medida foi aprovada na quarta-feira pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da instituição.
Também foi aprovada a concessão de um bônus de 10%, que será acrescentado à nota final obtida no vestibular por candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas das redes estadual ou municipal de ensino em qualquer ponto do país.
De acordo com o pró-reitor de Assuntos Acadêmicos da UFF, Sidney Mello, o bônus vai ampliar o número ainda restrito de estudantes da rede pública que têm acesso à instituição. No último vestibular, eles totalizaram apenas 18% dos aprovados. Dos cerca de 13 mil alunos de escolas públicas que se inscreveram no concurso seletivo de 2007 da Universidade Federal Fluminense, 6,48% foram aprovados.
Sidney Mello disse que a tendência é ampliar de 18% para 25% o ingresso de alunos da rede pública na UFF. Segundo ele, desde o ano passado, estuda-se uma maneira de criar mecanismos de inclusão social voltados para o ensino público.
- Se nós incentivamos, damos bônus a alunos da rede pública municipal e estadual, esses alunos têm um rendimento favorável no vestibular, que é a nossa expectativa - muitos estudantes vão considerar importante estar na escola pública por existir esse bônus. Na verdade, está havendo uma valorização da escola pública -, afirmou o pró-reitor.
O bônus será aplicado no próximo vestibular, cujas inscrições estarão abertas de 7 de agosto até 10 de setembro. Para ter direito ao benefício, o candidato precisa ser aprovado na primeira fase do concurso, acertando pelo menos a metade da prova, com 75 questões objetivas abrangendo todas as disciplinas do ensino médio.
Além disso, é necessário classificar-se no quantitativo de oito vezes o número de vagas previstas para o curso desejado para passar à segunda fase da seleção. Só então o bônus de 10% será computado na nota final do candidato. O benefício não será válido para alunos de colégios de aplicação estadual e federal e de colégios militares que, de acordo com a coordenação do vestibular, já estão entre os que têm maior índice de aprovação no vestibular.
O Conselho de Ensino e Pesquisa da UFF também aprovou a reserva de 20% das vagas dos cursos de pedagogia e das licenciaturas em química, física e matemática para professores de escolas das redes municipal e estadual de ensino. No caso da reserva de vagas, a medida foi autorizada, mas a direção de cada uma das faculdades é que vai decidir se implementará o
benefício.
Vestibular da UFF terá bônus de 10% para alunos de escolas públicas
A Universidade Federal Fluminense (UFF) vai adotar, a partir do próximo ano, mecanismos de inclusão social para facilitar o ingresso de alunos e professores da rede pública na instituição. A medida foi aprovada na quarta-feira pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da instituição.(Leia Mais)
Quinta, 28 de Junho de 2007 às 16:17, por: CdB