O vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho (PMDB-RJ), se entregou por volta das 10 horas de quarta-feira na 35° Dp, após ter um mandado de prisão expedido contra ele. A prisão faz parte da operação Legalidade, da Polícia Civil, na Zona Oeste. A operação começou no último sábado, e tem o objetivo de coibir a atuação de milícias na condução do transporte alternativo irregular. Jerominho é apontado por moradores de Campo Grande como quem detém o controle sobre o transporte alternativo.
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro participa de operação da Polícia Civil com 45 guardas do 2º Grupamento Especial de Trânsito (Zona Oeste), para reprimir transporte alternativo irregular em Campo Grande. A operação começou às 8h desta quarta-feira, em diversas ruas do bairro e conta com policiais de delegacias especializadas e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Os veículos suspeitos são parados pelos policiais enquanto os guardas municipais fiscalizam irregularidades dentro do Código de Trânsito Brasileiro.
No último sábado policiais vasculharam vários pontos da região em busca de irregularidades. Nesse período, 10 pessoas foram presas, foram apreendidas 80 vans e kombis irregulares, estouradas nove centrais clandestinas de TV a cabo — conhecidas como ‘gatonet’ —, recolhidos 600 quilos de fios de cobre, 11 máquinas de caça-níqueis e fechada uma fábrica de DVDs e CDs piratas.
Um posto de gasolina foi interditado e foram feitos ainda sete flagrantes: três por porte ilegal de armas, dois por porte ilegal de munição, um por receptação de moto roubada e outro de um carro roubado.
Uma das apreensões que chamou a atenção da polícia foi a de 150 galos de briga e 15 pássaros silvestres, entre eles um tucano, um quero-quero e dois papagaios, em uma chácara na Rua Itatitara. No local havia duas arenas para treinamento de galos. Os policiais suspeitam que ali funcionaria uma rinha de apostas de briga de galo, fato negado pelos donos. Os investigadores estimam que cada galo possa ser comercializado por R$ 5 mil a R$ 15 mil.
Na favela da Carobinha, pelo menos nove pessoas foram presas, entre elas Sônia Maria Braga dos Santos, 52 anos, mulher do presidente da Associação de Moradores da comunidade, e Roni Sabino Batista, acusado de manter uma central clandestina de TV a cabo. Na casa do presidente, na Rua Reverendo José Drummond, a polícia apreendeu receptores para TV a cabo, faturas para cobrança e antenas de TV. Estão previstas mais operações na região.