Rio de Janeiro, 06 de Fevereiro de 2026

Ventania causa estragos na Zona Sul do Rio

Apesar dos ventos fortes, o Rio amanheceu com sol e tempo abafado nesta segunda-feira. Na parte da tarde, a nebulosidade aumenta, e à noite deve chover no Sul Fluminense. No Rio, a previsão é de mínima de 24 e máxima de 32 graus.

Segunda, 23 de Julho de 2007 às 07:38, por: CdB

Árvores derrubadas, tendas rasgadas, quiosques e banheiros químicos derrubados. Esse foi o saldo de uma ventania que assolou a orla do Rio, na madrugada desta segunda-feira.

Apesar dos ventos fortes, o Rio amanheceu com sol e tempo abafado nesta segunda-feira. Na parte da tarde, a nebulosidade aumenta, e à noite deve chover no Sul Fluminense. No Rio, a previsão é de mínima de 24 e máxima de 32 graus.

No Estádio de Remo da Lagoa, onde serão realizadas algumas provas dos Jogos Pan-Americanos, as lonas de quatro tendas foram arrancadas. No estacionamento do Estádio, outra tenda caiu, destruindo um quiosque e dois banheiros químicos. Um caminhão reboque à disposição da organização dos jogos também foi atingido.
 
Na Praça Santos Dumont, na Gávea, três árvores de cerca de 10 metros foram derrubadas. A violência do vento foi tão grande que as árvores foram arrancadas com as raízes e as bases de concreto que as sustentava. Bombeiros usaram serras elétricas para cortar as árvores e liberar o trânsito. Ninguém se feriu.

A intensidade foi de 75 km/h na Lagoa, 42 km/h na Ponte Rio-Niterói e 66 km/h em Copacabana.

Localidades de cinco bairros do Rio estão sem luz

Com a forte ventania localidades de cinco bairros do Rio ficaram sem luz. O problema foi causado pela queda de árvores, galhos e objetos.

Equipes da Light já foram acionadas para tentar normalizar o fornecimento de energia em Vargem Grande, Vargem Pequena, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, e Alto da Boa Vista, na Zona Norte.

A Light ainda não tem previsão de quando o problema estará solucionado.

Defesa Civil do Rio está em alerta

Com a possibilidade de chegada de uma frente fria ao Rio no fim da tarde desta segunda-feira, a Defesa Civil municipal passou a operar em estado de atenção. Segundo o órgão, a previsão é de chuva leve a moderada.

Em casos de emergências, a população deve ligar, gratuitamente, para 199.

Tags:
Edições digital e impressa