Rio de Janeiro, 09 de Setembro de 2026

Ventania atinge a cidade antes da chegada de uma frente fria

Uma ventania atingiu o Rio pela manhã desta quarta-feira. Os fortes ventos chegaram a 79 quilômetros por hora (km/h) no Forte de Copacabana, Zona Sul carioca. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet-RJ), os ventos ocorrem devido à aproximação de uma frente fria, que está se deslocando do sul de São Paulo e deve chegar ao Rio, ainda nesta quarta. Os ventos podem atingir 90 km/h até o final da tarde.

Quarta, 13 de Agosto de 2014 às 08:40, por: CdB
ventoriozonasul.jpg
Os fortes ventos derrubaram uma árvore na Autoestrada Lagoa-Barra, na altura do Gávea Golfe Club, em direção à Barra da Tijuca
Uma ventania atingiu o Rio pela manhã desta quarta-feira. Os fortes ventos chegaram a 79 quilômetros por hora (km/h) no Forte de Copacabana, Zona Sul carioca. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet-RJ), os ventos ocorrem devido à aproximação de uma frente fria, que está se deslocando do sul de São Paulo e deve chegar ao Rio, ainda nesta quarta. Os ventos podem atingir 90 km/h até o final da tarde. Segundo o meteorologista do Inmet-RJ Almerino Marinho, a previsão para as próximas horas é de aumento de nebulosidade, ocorrência de chuva e queda de temperatura nos próximos dois dias. “Depois de uma terça-feira quente e de sol, a temperatura deve cair nesta quarta e quinta-feira. A máxima prevista é de 24°Celsius (°C) e pode chover de forma fraca a moderada. Nesta quinta os termômetros devem variar entre 12 e 23 graus e ainda há chance de chuva”, disse. A forte rajada de vento registrada esta manhã na cidade do Rio apresentou efeitos. A circulação do teleférico nas seis estações do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio, está interrompida desde as 7h20, por medida de segurança. Um policial militar que retornava para o 23º Batalhão da Polícia Militar após o serviço, foi atingido por uma janela que caiu do alto de um prédio na Rua Bartolomeu Mitre, no Leblon. O policial foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Miguel Couto. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde. Os fortes ventos derrubaram uma árvore na Autoestrada Lagoa-Barra, na  altura do Gávea Golfe Club, em direção à Barra da Tijuca. A pista foi fechada, mas já está liberada ao tráfego, depois que o Corpo de Bombeiros esteve no local para cortar os troncos da árvore.
Tags:
Edições digital e impressa