Rio de Janeiro, 15 de Setembro de 2026

Vendas de videogames caem em 19% em outubro nos EUA

Sexta, 13 de Novembro de 2009 às 12:44, por: CdB

As vendas de equipamento e software para videogames nos Estados Unidos caíram 19% em outubro, para US$ 1,07 bilhão, informou o grupo de pesquisa NPD nesta quinta-feira, o que é um número perturbador no início da temporada de vendas mais importante do ano.

No passado visto como relativamente protegidos contra preocupações econômicas, os videogames tiveram um ano difícil, e as vendas na categoria de jogos de música, antes robustas, caíram, muito; além disso, houve poucos títulos de grande sucesso para estimular os jogadores a gastar.

Os cortes de preços nos consoles domésticos tiveram baixo impacto, como indica a queda de 23% nas vendas de hardware nos EUA em outubro.

– Fica claro que os consumidores ainda não estão de volta –, disse Michael Pachter, analista da Wedbush Morgan.

– Os jogos foram bem, mas hardware mostrou resultados surpreendentemente baixos.

O Wii, da Nintendo, retornou ao primeiro posto entre os consoles domésticos, depois de perder a posição para o Sony Playstation 3 em setembro.

O Wii vendeu 507 mil unidades nos EUA em outubro, com 321 mil para o PS3 e 250 mil para o Xbox 360, da Microsoft. A Sony informou que o PS3 foi o único console a registrar vendas superiores às do mesmo período em 2008.

Mas Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, parecia otimista quanto aos meses restantes do ano e contestou a interpretação de que a demanda pelo Wii e pelo portátil DS está em queda.

– Nossas projeções para novembro e dezembro continuam a ser muito fortes. Vemos forte recuperação sazonal na temporada de festas, o que significa que os consumidores estão lá, e comprando –, disse. 

As vendas de software nos EUA caíram 18% em outubro, segundo a NPD, e as de acessórios para videogames caíram 2%. Uncharted 2, da Sony, foi o título mais vendido do mês.

A categoria de música e dança continuou a ser um ponto fraco, com vendas 60% inferiores às de outubro do ano passado.

Tags:
Edições digital e impressa