As vendas de CDs nos Estados Unidos caíram 20% nos primeiros três meses do ano, vítimas do desenvolvimento da música na internet, o que representou um duro golpe para a indústria fonográfica.
No total, 89 milhões de CDs foram vendidos desde o início do ano até o dia 18 de março, uma queda significativa em comparação com as 112 milhões de unidades vendidas durante o mesmo período de 2006, segundo números divulgados pela empresa Nielsen SoundScan, que acompanha a evolução do mercado.
A Nielsen SoundScan informou que a compra de álbuns de música digital pela internet também caiu de 119 milhões no primeiro trimestre de 2006 para 99 milhões no mesmo período deste ano.
Já as vendas de canções individuais no formato digital pela internet aumentaram de 242 milhões durante os primeiros três meses do ano passado para 288 milhões agora.
Em geral, as vendas de álbuns - calculadas considerando 10 vendas de canções, o equivalente a um álbum - caíram 10% no primeiro trimestre deste ano, segundo os números da SoundScan.
As estatísticas da indústria musical mostram que as vendas de CDs estão em queda há mais de cinco anos, embora representem 90% das compras de álbuns. Para McGuire, a popularidade da oferta de música pela internet está pondo em xeque as gravadoras, que não conseguem se adaptar à produção on-line.
Rio de Janeiro, 12 de Janeiro de 2026
Edições digital e impressa