Venda de veículos registra queda de 5,9% em setembro
O volume de veículos novos licenciados no país caiu 5,9% em setembro, na comparação com agosto. O índice foi divulgado nesta sexta-feira pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Em relação a setembro do ano passado, houve alta de 7,6%.
O volume de veículos novos licenciados no país caiu 5,9% em setembro
O volume de veículos novos licenciados no país caiu 5,9% em setembro, na comparação com agosto. O índice foi divulgado nesta sexta-feira pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Em relação a setembro do ano passado, houve alta de 7,6%.
Em números absolutos, foram vendidos 309,8 mil carros em setembro, ante 329,1 mil no mês anterior. A produção de veículos apresentou queda de 2,5% no mês passado, na comparação com agosto.
Foram produzidos, em setembro, 332 mil unidades. Em relação ao mesmo mês de 2012, houve aumento de 15,2%. Nos nove primeiros meses deste ano, o país produziu 13,9% mais unidades do que no mesmo período de 2012.
Quanto ao volume comercializado, no acumulado deste ano foi registrada leve queda de 0,3%.
Número de pedidos de falência aumenta 15,5% em setembro, aponta Serasa
Foram registrados 156 pedidos de falência em todo o país no mês de setembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pela empresa de consultoria Serasa Experian. Em comparação ao mesmo mês de 2012, houve aumento de 15,5% (135). Em relação a agosto (149) houve alta de 4,69%.
As micro e pequenas empresas foram responsáveis por 88 requerimentos, que correspondem a mais de 56% total. Em seguida, aparecem as médias e as grandes empresas, respectivamente com 46 e 22 pedidos de falência.
Segundo a entidade, também foi registrada alta nas recuperações judiciais solicitadas em setembro: 75 ante 57 requeridas no mesmo mês do ano passado. Do total, as micro e pequenas empresas respondem por 60% dos pedidos (45). As médias empresas ficaram em segundo lugar, com 20 requerimentos, e as grandes em terceiro, com 10.
De acordo com os economistas da Serasa, a elevação no número de pedidos de falência está relacionada à alta do dólar, ao período de enfraquecimento da atividade econômica entre os meses de julho e setembro de 2013, e ao aumento nas taxas de juros que resultam em grandes dificuldades financeiras para as empresas.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.