Rio de Janeiro, 08 de Novembro de 2026

Venda de veículos registra leve queda

Segunda, 10 de Março de 2008 às 09:23, por: CdB

As vendas de veículos recuaram no mês passado mas, ainda assim, contabilizam forte aumento no bimestre na comparação com 2007, segundo relatório da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), divulgado nesta segunda-feira. Em fevereiro, as vendas chegaram a 200,8 mil unidades, o que representa queda de 6,6% em relação ao primeiro mês do ano. No acumulado do bimestre, porém, a comercialização de automóveis chegou a 415,8 mil unidades, uma alta de 38,7% se comparado ao mesmo período do ano passado.

A produção de veículos também caiu em fevereiro, para 251,9 mil unidades, 0,7% abaixo de janeiro, que teve mais dias úteis. Na comparação com 2007, as vendas de veículos em fevereiro cresceram 36,8% e a produção avançou 23,6%. As exportações de veículos, incluindo máquinas agrícolas, atingiram US$ 1,08 bilhão em fevereiro, um crescimento de 7,5% sobre janeiro e de 12,8% diante o mesmo período do ano passado.

Os gráficos demonstram o bom momento vivido pelo setor, já que nos últimos 12 meses, enquanto as vendas cresceram 31,1%, para 2,58 milhões de unidades, a produção subiu 17,1%, para 3,7 milhões de veículos. O nível de emprego no setor cresceu 13,4% fevereiro sobre o mesmo mês de 2007, acumulando 122,415 postos de trabalho.

Tags:
Edições digital e impressa