Rio de Janeiro, 14 de Maio de 2025

Veja como funciona o qualificatório de tênis

Sábado, 06 de Setembro de 2003 às 08:53, por: CdB

Qualifying: um nome dífícil, desconhecido dos leigos, mas que representa um outro torneio dentro dos torneios de tênis. Uma chave paralela à principal que classifica quatro, oito, ou dezesseis tenistas, dependendo da competição.

O Brasil Open, por exemplo, irá dar quatro vagas aos tenistas do qualificatório, jogado neste fim de semana. Por ser um torneio da série International, a competição da Costa do Sauípe reserva 24 vagas de forma direta.

Isso que dizer que os tenistas que se inscrevem, de acordo com seu ranking, são chamados para disputar o torneio pela sua classificação dentro do Ranking de Entradas da Associação dos Tenistas Profissionais.

Os organizadores ainda têm o direito de convidar quatro atletas (wild card) e os outros quatro saem do qualifying. Assim se forma a chave principal de 32 tenistas. O qualificatório conta, no caso de um International Series, com 32 inscritos. Eles jogam até as semifinais e os quatro vencedores se classificam. Cada atleta é obrigado a jogar três vezes (e vencer) para garantir a vaga.

Esses números dobram em relação a um Masters Series, por exemplo. Atuais torneios que englobam o que se convencionou chamar de Super Nine, os Masters têm chave de 64. Consequentemente o qualificatório também dobra para 62. O número de vagas cresce para 8. Nos Grands Slams (Austrália, Roland Garros, Wimnbledon e US Open), o número cresce para 128. Os tenistas classificados pelo qualificatório são 16.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo