Todas as 462 vans que fazem o transporte intermunicipal de passageiros na Região Metropolitana do Rio de Janeiro começam a aceitar o Riocard a partir desta sexta-feira. As outras 150 vans licitadas pelo Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) para as linhas do Interior passarão a oferecer o sistema no início de dezembro.
Com isso, estima-se um acréscimo de cerca de 30% na demanda de passageiros. A apresentação dos veículos com o equipamento aconteceu, no Aterro do Flamengo, com a presença do presidente do Detro, Rogério Onofre, do subsecretário de Governo, Carlos Alberto Lopes e dos diretores da RioCard, Edmundo Fornasari e Homero Quintaes.
Com a ativação do sistema RioCard nas vans serão aceitos os pagamentos feitos com vale-transporte tradicional, vale-transporte rápido, cartão expresso e o cartão jovem. As gratuidades – um assento por veículo – aos idosos e portadores de deficiência estão mantidas.
Para permitir a implantação e o bom funcionamento do sistema, os permissionários das vans licitadas pelo Detro foram treinados pelos técnicos da RioCard, recebendo todas as informações para atendimento aos usuários, assim como os procedimentos para descarga do arrecadado, operação executada diariamente ao fim das viagens, por meio de conta bancária aberta para cada um deles exclusivamente com este fim.
Logo após a implantação do RioCard nas vans da Região Metropolitana, o Detro passa a convocar os permissionários que operam os trajetos do transporte complementar no interior do estado para treinamento pelas equipes da RioCard, a fim de possibilitar a implantação do sistema nos demais municípios.