Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026

Vale sinaliza com aumento de 23% no preço da tonelada de minério

Quarta, 19 de Maio de 2010 às 09:11, por: CdB

A Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, está pedindo às siderúrgicas chinesas que paguem um preço de US$ 160 por tonelada pelo produto no terceiro trimestre, 23% a mais do que no segundo, noticiou a agência russa de  notícias Interfax, citando uma fonte da Wuhan Iron & Steel. Um porta-voz da Wuhan Iron & Steel, procurado pela agência inglesa de notícias Reuters, afirmou que estava fora há vários dias e não estava a par das últimas informações sobre as negociações de preços de minério de ferro. A Vale não comentou o assunto.

Apesar de uma alta de 23% no preço parecer excessiva na maioria das indústrias, pode representar uma alta menor do que algumas siderúrgicas esperavam, graças a um recuo de mais de 10% no preço do minério de ferro desde o final de abril. O presidente da maior siderúrgica de Taiwan, a China Steel, disse aos jornalistas nesta semana que esperava uma alta de 30% a 50% no terceiro trimestre.

A China é o maior comprador de minério de ferro do mundo porque produz quase metade do aço global e não tem minério suficiente no país para atender à demanda. O país tem importado volumes crescentes. A produção chinesa de aço bateu recorde em abril, mas o presidente da maior siderúrgica da China, a Baosteel, que tradicionalmente negocia os preços referenciais para o setor, afirmou que vê enormes dificuldades no segundo semestre deste ano por causa de uma desaceleração no setor imobiliário.

Até este ano a Vale e as outras maiores fornecedoras de minério de ferro do mundo, Rio Tinto e BHP Billiton, fechavam preços anuais para o produto. Mas neste ano esse sistema sucumbiu e deu lugar a uma precificação trimestral. A China ainda não fechou preços trimestrais e, com as negociações em andamento, a Baosteel têm importado com base em preços temporários.

Tags:
Edições digital e impressa