Rio de Janeiro, 12 de Maio de 2026

Vale nega negociação sobre compra de mineradora francesa Eramet

A Companhia Vale do Rio Doce informou nesta sexta-feira que não têm fundamento as informações de que estaria em negociações para a compra da empresa francesa de mineração Eramet . Uma fonte próxima da situação também negou uma possível associação das empresas.(Leia Mais)

Sexta, 26 de Agosto de 2005 às 07:44, por: CdB

A Companhia Vale do Rio Doce informou nesta sexta-feira que não têm fundamento as informações de que estaria em negociações para a compra da empresa francesa de mineração Eramet . Uma fonte próxima da situação também negou uma possível associação das empresas.

A assessoria de imprensa da Vale e a fonte rejeitaram uma reportagem do Wall Street Journal Europe que afirma que a companhia brasileira, maior mineradora de minério de ferro do mundo, está pretendendo comprar a Eramet em um acordo que pode ser avaliado em US$ 2 bilhões de dólares.

Citando fontes próximas da situação, o jornal publicou que as negociações estão acontecendo há meses e que um acordo pode não ser atingido. "Não tem fundamento", informou a Vale por meio de sua assessoria sobre a reportagem.

Às 9h47 (horário de Brasília) as ações da Eramet, cujos produtos são usados nas indústrias de aviação, geração de energia e transporte, disparavam quase 5%, para 93 euros. A ação da empresa atingiu um recorde de 94,90 euros em 1º de agosto.

No final do ano passado, o grupo nuclear estatal francês Areva possuía uma participação de 26,25% na Eramet. Os maiores acionistas da companhia eram as holdings Sorame e CEIR, com uma participação conjunta de 37,2%, segundo o site da Eramet.

A Vale está diversificando suas participações na indústria de mineração em um momento de aumento de atividades de fusões no setor no mundo, publicou o jornal. A indústria está apostando que a demanda da China e de outros países em fase de rápido crescimento por commodities vai continuar contribuindo para um aumento nos preços dos metais no longo prazo.

A Eramet teve um lucro líquido recorde de 342 milhões de euros (419,8 milhões de dólares) no ano passado, com vendas de 2,5 bilhões de euros.

Tags:
Edições digital e impressa